23 abril, 2012

Thorgal - Guia de Leitura

Thorgal por Rosinski
Ultimamente as minhas leituras bedéfilas tem-se concentrado em Thorgal. A retoma desta série agora pela parceria ASA/Público levou-me a uma (re)leitura dos álbuns antigos. Servem de preparação para as histórias que finalmente são agora publicadas em Portugal e que correspondem na numeração original aos álbuns 14 a 29.

Nas primeiras leituras somos introduzidos no mundo de Thorgal, mal-amado junto do povo que o criou (A Feiticeira Traída, Bertrand, 1983) é um dos últimos sobreviventes de uma civilização avançada (A Ilha dos Mares Gelados, Futura, 1988). Encontrado e adoptado por uma tribo viking (O Filho das Estrelas, ASA, 2002), a sua integração não é pacifica, motivo pelo qual decide juntamente com Aaricia viver longe do seu povo numa ilha selvagem. A família aumenta com o nascimento do seu filho Jolan que revela ser dotados de poderes especiais (Alinoë, ASA, 2002). As aventuras sucedem-se num mundo que mistura magia com universos fantásticos e de ficção, cruzando-se com personagens como Kriss de Valnor (Os Arqueiros, ASA, 2005), Volsung de Nichor e a Guardiã das Chaves (Os Três Velhos do País de Aran, Futura, 1989), que irão surgir nas próximas histórias da colecção ASA/Público.

A leitura dos álbuns anteriormente publicados em Portugal, num total de sete, é assim um exercício que recomendo. Para um melhor enquadramento da série, deixo aqui um guia de leitura:


De todos, aquele que talvez seja mais difícil de encontrar é o primeiro, A Feiticeira Traída (Bertrand), dada a sua antiguidade. O segundo e o terceiro álbum, da Editorial Futura, são relativamente fáceis de encontrar, e para os interessados informo que neste momento decorre uma feira do livro na Gare do Oriente (Lisboa) até ao final do mês, onde estes podem ser encontrados com um preço de venda de € 2,50. Os restantes quatro álbuns da editora ASA certamente não faltam nas prateleiras das livrarias ou nas próximas Feiras, do Livro de Lisboa (de 24 de Abril a 13 de Maio) e do Porto (de 31 de Maio a 17 de Junho de 2012).
Boas Leituras!

2 comentários:

RuiR disse...

Apesar de já ir no terceiro ainda me custa a acreditar que esta coleção esteja a sair.
É uma das minhas novas rotinas...
4ª feira, fim da tarde, sentado relaxadamente no sofá a ler Thorgal :-)
Abraço!

Loot disse...

Bom post para ajudar a malta sr Verbal :)

Ver se passo na feira no oriente, obrigado pela dica :)

Abraço