04 maio, 2012

Maio de Festivais

O ANICOMICS DE LISBOA

Cartaz do AniComics 2012
Começo pelo festival de BD de Lisboa que vai para a sua terceira edição. Como sempre organizado pelo Mário Freitas, o AniComics Lisboa 2012 começa já amanha com a promessa que será a melhor de edição de todas até agora realizadas.
Estive presente na edição do ano passado e confirmo que é um festival com uma grande dinâmica.
A programação já se sabe mistura o universo do anime (ani) com o mundo da banda desenhada (comic). Este ano podemos contar com a presença dos autores do universo dos comics americanos: Davide Gianfelice (Northlanders, Daredevil: Reborn), Marco Checchetto (Punisher, Daredevil, Spider-Man) e Tony Sandoval (Nocturnes e Doom Boy).
Junta-se-lhe a presença de autores portugueses como Joana Afonso e o colectivo Zona (Fil, João Vasco Leal, Joana Varandas, Paula Almeida, Gabriel Martins, Ana Oliveira, Bruno Ma e Filipe Duarte) e mais as exposições de arte originais, espaços de debates, apresentações e lançamentos (já aqui falei do novo número intitulado Zona Nippon). Paralelamente a tudo isto há o anime, com workshops, concursos de cosplay, show burlesco (embora aqui não haja esperança da presença de Dita Von Teese…), desfiles de moda e ainda demostrações e torneios de jogos, para uma festa completa.
Tudo acontece Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro em Telheiras neste fim-de-semana de 5 e 6 de Maio, das 10H às 20H. Consultem a programação oficial aqui!
E fica a apresentação do festival feita pelo próprio organizador na bela companhia de Leonor Grácias (cosplayer).



O FESTIVAL DE BD DE BEJA

Cartaz do VIII FIBDB
Nos finais de Maio, teremos o VIII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja que terá lugar entre 26 de Maio a 10 de Junho.
Neste festival, já se sabe que o prato forte é logo no primeiro fim-de-semana. Autores, leitores e editores convergem todos para esta hospitaleira cidade alentejana, onde reina um ambiente e uma atmosfera única que não encontro em qualquer outro festival nacional.
Tudo se passa na Casa da Cultura e acreditem que nem se dá pelo tempo passar. É esta a magia do festival de Beja.
Sobre autores e programação, ainda não se sabe muito, porque o Paulo Monteiro tem o segredo bem guardado. Para já fica a informação de exposições com originais de Alberto Breccia e Harold Foster.
Sobre este festival mais novidades devem surgir durante a próxima semana. Fiquem sintonizados!

3 comentários:

trufas disse...

ótimo blog, parabéns...

Unknown disse...

No meio de tantas notícias tristes da actualidade, pelo menos estas alegram-me o dia ;).

Um abraço.

Nuno Neves disse...

Caro trufas, obrigado pela visita e pelo feedback!

Viva Lucaimura, o Anicomics já entrou ao 3º ano em velocidade de cruzeiro, pelo que estas alegrias repetem-se anualmente!

Abraço