10 julho, 2012

HM 01: Homem-Aranha – Integral Frank Miller

Depois da leitura do livro Homem-Aranha Integral Frank Miller, o que posso dizer sobre o primeiro volume da colecção Heróis Marvel? Gostei bastante do formato. Equivalente ao comic americano, com encadernação em capa dura, recheado com 192 páginas e uma lombada sóbria. Na capa o desenho óbvio do Homem-Aranha, adaptado de uma vinheta de uma das histórias publicadas no interior. Sem extravagâncias esta é uma edição com excelente apresentação.

O livro traz-nos os inícios de Frank Miller como autor quando este era ainda um ilustre desconhecido. São aventuras do Homem-Aranha publicadas originalmente em títulos secundários, entre 1979 e 1981. Seis histórias soltas, retiradas de um contexto, que provoca como se pode observar pelas duas últimas publicadas, “Em terra de cegos…” e “Das cinzas às cinzas!”, a sua publicação incompleta, ainda que com a justificação válida que não foi Frank Miller a termina-la.

Torna-se o problema das edições dedicadas a autores. Deslocadas, as histórias por vezes são insípidas, e algumas apresentam mesmo narrativas pouco interessantes. Aqui ainda temos uma boa galeria de personagens que se cruzam ao longo das páginas. A maior curiosidade vai para o Demolidor, cuja respectiva série o autor assumiria depois desta passagem pelo Homem-Aranha. O que torna agradável de observar é a evolução em dois anos do trabalho de um Frank Miller em início de carreira, mas cuja arte ainda se encontra bastante longe do registo gráfico que o celebrizou, nomeadamente na série Sin City. Não obstante, o seu desenho revela desde logo uma grande agilidade e a sua ocupação das pranchas confere um forte impacto visual nas histórias. Aprecio particularmente as vinhetas na vertical. É esta talvez a mais-valia deste primeiro volume. A publicação em português numa única edição dos primeiros desenhos de Frank Miller. Adicionalmente ainda junta uma galeria de capas desenhadas pelo autor, mas que incompreensivelmente se apresenta incompleta.

Ainda assim este primeiro volume da colecção Heróis Marvel será uma edição mais do agrado de leitores conhecedores e apreciadores do génio de Frank Miller que propriamente um livro destinado ao público em geral.

História publicadas nesta edição:
- Amazing Spider-Man Annual #14: "The Bend Sinister” (traduzido para Retorno Sinistro) • 1980
- Marvel Team-Up #100: "Karma! She Possesses People!" (Karma!) • Dezembro 1980
- Marvel Team-Up Annual #4: "Power Play!" (Jogada decisiva!) • 1981
- Amazing Spider-Man Annual #15:"Spider-Man: Threat or Menace?" (Spider-Man: Perigo ou Ameaça?) • 1981
- Spectacular Spider-Man #27: "The Blind Leading the Blind" (Em terra de cegos...) • Fevereiro 1979
- Spectacular Spider-Man #28: "Ashes to Ashes" (Das cinzas às cinzas!) • Março 1979

A colecção completa das capas assinadas por Frank Miller pode ser vista na bd no sotão!

01 Homem-Aranha – Integral Frank Miller
Autor: Frank Miller
Colecção Heróis Marvel - Volume 01, cores, capa dura, 192 páginas
Edição: Público / Levoir, 1ª edição de Julho de 2012

A minha nota:

3 comentários:

André disse...

Tens razão Verbal, é mesmo incompreensível que uma edição que se intitula Integral, não seja realmente Integral, e era tão simples de fazer…
E não é de todo com esta edição que vão agarrar o público do novo filme do Aranha.

verbal disse...

Viva André, é que a questão é mesmo essa... acrescentar as imagens das restantes capas era uma coisa tão simples de fazer. Há realmente decisões que não são para perceber! Abraço

Optimus Prime disse...

Pode ser o gosto de complicar o que é fácil nesta edição quase integral.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...