18 setembro, 2012

LEITURA: O Cavaleiro de Westeros

Os últimos tempos têm sido férteis em óptimas propostas de leitura para os bedefilos portugueses. Felizmente. O livro que agora falo enquadra-se nessa categoria.

Para aqueles que já se encontram familiarizados com todo o universo medieval fantástico criado por George RR Martin, o conto O Cavaleiro de Westeros do mesmo autor, agora editado em banda desenhada, mostra-se um obrigatório complemento da leitura. É-nos dado a conhecer um pouco mais da história dos Sete Reinos, em particular da Casa Targaryen, num período que antecede em cerca de 100 anos os eventos narrados nas Crónicas do Gelo e do Fogo.

A acção decorre durante a dinastia Targaryen, no reinado do rei Daeron II, num torneio medieval, onde Duncan (“Dunk”) um jovem escudeiro, aspirante a tornar-se cavaleiro andante, trava amizade com “Egg” um rapaz fugido da sua família, e vê-se envolvido numa situação de ofensa à Casa Targaryen, com um desfecho que inevitavelmente cobra o seu preço.

Como se podia esperar da escrita de George Martin, temos uma narrativa forte, que se desenvolve em redor de valores como a amizade e a honra, rica em personagens interessantes, evoluindo no ritmo certo, ainda que aqui se mostre limitada pela sua condição de episódio.

A adaptação para banda desenhada da responsabilidade de Ben Avery mostra-se exemplar. A arte de Mike Miller é igualmente bastante eficaz, com destaque para a grande dinâmica do desenho nas sequências de acção, que possibilita uma excelente visualização gráfica de todo um universo das justas e cavaleiros tão presentes nos Sete Reinos.

Este Cavaleiro de Westeros, que inaugura assim os contos “Dunk e Egg” em banda desenhada, constitui uma bela surpresa para os leitores das Crónicas pelos pormenores que revela da história dos Sete Reinos e possibilita a novos públicos que ainda não conhecem Westeros uma boa entrada neste mundo.


Para 2013 a editora Saída de Emergência prepara a continuação desta série, numa história intitulada A Espada Ajuramentada, apresentada em algumas páginas nesta edição como extra.

O Cavaleiro de Westeros
Autoria de George RR Martin, adaptação de Ben Avery e desenho de Mike Miller
Álbum único, cores, capa mole, formato americano
Editora: Saída de Emergência, 1ª edição de Setembro de 2012

A minha nota:






4 comentários:

Anónimo disse...

Apos uma afincada pesquisa cheguei a uma conclusão sobre o futuro de "Sor Duncan, o Alto" e de "Egg"( Aegon )
Quem conhece a saga " As cronicas de Gelo e Fogo " vai imediatamente compreender o que se segue, quem não quer que eu lhe estrague uma surpresa dos diabos , não leia.
"Egg" vai acabar como Aegon V, O Improvável,4º filho do 2º filho de Daeron II. Dunk, vai acabar como Sor Duncan , O Alto, Senhor Comandante da Guarda Real e vai ainda justar contra Barristan, O Ousado, Selmy, O Senhor Comandante que protegeu 4 reis de duas dinastias diferentes (Targaryen e Baratheon).
Um futuro esplendorosamente importante para ambos.
Quem quiser ver com os seus proprios olhos escrito apenas tem que, no livro a "Glória dos Traidores"(Titulo portugues) Procurar pelo capitulo em que sor Jaime Lannister, O Regicida, abre o livro branco, logo asseguir ao seu regresso a Porto Real sem uma mão.

Nuno Neves disse...

Confirmo. Egg vai tornar-se o rei Aegon V, o Improvável, porque o seu irmão Aemon, terceiro na linha de sucessão renunciou para fazer os votos de meistre. Esta personagem encontramos nós nas Crónicas do Gelo e do Fogo, como meistre Aemon na Patrulha da Noite, onde se cruza com Jon Snow. E seguindo a linha de descendência de Aegon V, verificamos que ele é bisavô de Robert Baratheon. Abraço

Anónimo disse...

Exactammente.
Tal como o próprio Ned Stark diz no primeiro volume:"A pretensão de Robert vinha da sua bisavó, embora ele preferisse dizer que a sua pretensão era o seu martelo de guerra.
O Universo das cronicas de gelo e fogo está imensamente bem construido.
Pergunto-me se alguem tem um palpite de quando sairá o proximo livro?

Nuno Neves disse...

Caro Anónimo, surpreende-me mesmo como é possível a um autor construir um universo tão complexo e com tantas ligações e tudo se encaixar. Eu ainda vou na leitura do Festim dos Corvos, pelo que não tenho pressa no novo livro :)
Mas vai haver novidades sobre a Guerra dos Tronos! ;)
Abraço