23 novembro, 2012

Na rota das exposições bedéfilas


E porque a banda desenhada não se esgota nos momentos dos festivais e nas leituras de álbuns, e numa feliz coincidência, estão patentes em simultâneo na cidade de Lisboa várias exposições dedicadas, que merecem a nossa atenção. Ficam então aqui a proposta para uma tarde bedéfila, que junta o útil ao agradável, até porque são eventos de entrada livre.

A rota começa junto ao rio, zona de Belém, no Forte do Bom Sucesso, onde integrada no evento BD ao Forte, já aqui falado, temos uma exposição do Jorge Coelho, talvez dos melhores desenhadores portugueses (opinião pessoal), composta por seis originais de ilustrações realizadas para o colectivo Brand New Nostalgia do qual o artista faz parte. Pequena em número mas grande em talento.
Seguindo para o centro da cidade, e subindo ao Chiado, no Largo do Calhariz, na Biblioteca Municipal Camões, vamos encontrar amanha de portas abertas entre as 15h e as 20h, a exposição colectiva 3 Tipos, o Rigor da Rebaldaria Estilosa, do autores PepeDelRey, Nuno Saraiva e Jorge Coelho, igualmente inserida no Movimento Trienal de Desenho. Não desfazendo o talento dos restantes, temos Jorge Coelho outra vez.
Continuando a volta, descemos ao Rossio e subimos a Avenida da Liberdade, para entrar no Hotel Sofitel, que está a receber a Semana Gastronómica Belga-Luxemburguesa, e tem patente, até 30 de Novembro, no Bar Intra-Muros do hotel, a exposição E.P. Jacobs, O Barítono da 9ª Arte, que inclui as capas da revista TinTin, com edições de 1946 a 1950 e de exemplares de banda desenhada luxemburguesa, integrando no total vinte e sete obras-primas deste autor, incluindo o primeiro número da revista datada de 26 de Setembro de 1946. Uma excelente oportunidade de rever Hergé!

2 comentários:

Anónimo disse...

e a dos 25 anos do Mesinha? fui lá e tava boa! fica é fora de mão!
B. Cardoso

Nuno Neves disse...

Viva B.Cardoso, só não mencionei essa exposição porque não tive conhecimento. A divulgação pública destes eventos por vezes não é a melhor e torna-se difícil estar actualizado com todas. Mas fico satisfeito pala multiplicação de exposições que se tem observado nos últimos tempos. Abraço