02 dezembro, 2012

Lançamento Planeta: Geronimo Stilton 9 - Toca-a mais uma vez, Mozart!


De toda a oferta de banda desenhada editada em Portugal, que aqui falo regularmente, e se destina a um vasto público leitor desde do franco-belga ao manga, passando pela bd portuguesa até aos comics americanos, a verdade é que em termos de faixas etárias peca pela quase inexistência de edições dedicadas a um público mais infantil (não incluo aqui das edições brasileiras da Turma da Mónica porque se trata de material importado), que se situa entre a idade em que começam a ler (6 -7 anos) e a idade em que já sabem tudo (11-12 anos).
Este texto destina-se justamente a apresentar uma banda desenhada que existe em Portugal para este público, e (mea culpa) colmatar a falha de nunca ter falado aqui no blogue em propostas de leitura destinadas a um publico mais infantil.

Publicada pela editora Planeta, a colecção Geronimo Stilton, personagem criada pela autora italiana Elisabetta Dami, é uma verdadeiro sucesso na literatura infantil. Depois da passagem para a televisão através de uma série de desenhos animados, chegou inevitavelmente à banda desenhada. E aqui tem ganho o seu espaço junto dos jovens. As histórias presentam-se sob a forma de fábulas, onde as principais personagens personagens são ratos. Geronimo Stilton é o director do Eco dos Roedores, o principal jornal de Ratázia, a ilha dos roedores. As aventuras desta colecção versam sempre viagens no tempo, apresentadas em desenhos expressivos e narrativa rápidas. Com Geronimo e companhia a tudo fazerem de forma a evitar que os seus inimigos, os Gatos Piratas, possam alterar o curso da História. Daqui sobressaí forma lúdica de apresentar a História Universal aos leitores mais jovens. Os álbuns apresentam-se no formato sempre agradável franco-belga, em capa dura, com 48 páginas a cores.

A Planeta tem publicado regularmente esta série, e o mais recente álbum é o 9º da colecção e intitula-se Toca-a mais uma vez, Mozart!.

O que fará Geronimo Stilton em Milão, em 1770? Veio em auxílio do jovem Wolfgang Amadeus Mozart, o genial compositor, vítima do mais recente e pérfido plano dos Gatos Piratas! Por entre instrumentos musicais antigos, famílias nobiliárquicas, partituras valiosíssimas e arenques fedorentos, esta nova viagem no tempo irá revelar-se uma aventura inesquecível.

Outros álbuns desta colecção já publicados:
  1. À Descoberta da América
  2. O Segredo da Esfinge
  3. Trafulhices no Coliseu
  4. No Rasto de Marco Polo
  5. A Grande Era Glacial
  6. Quem Roubou a Gionconda?
  7. Dinossaúrios em Acção!
  8. Salvaste os Jogos Olímpicos, Stilton!
Boas leituras!

2 comentários:

Nuno Amado disse...

Excelente série para crianças! Não tem aqueles desenhos horríveis que os adultos acham que são para crianças.
Tenho alguma experiência nisso, 3 filhos, e eles detestam/detestaram os livros que os adultos acham que são para as crianças. Sempre gostaram de BD com desenhos bem feitos e apelativos, como esta série. A minha filha adora tanto o Jerónimo como a Tea Stilton e não gosta daqueles abortos gráficos que dizem ser para crianças.
;)

Abraço

Nuno Neves disse...

Olá Nuno, o meu filho + velho adora isto, mas tudo começou com a série em desenhos animados. A passagem para a bd facilitou-se pelo desenho. Também só lhe comprava se o desenho me agradasse :)
Abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...