16 dezembro, 2012

Lançamento NetCom2: Keos - Osíris | Margot - O Mistério do Traction 22

Nos tempos que correm não é normal o surgimento de uma nova editora de banda desenhada em Portugal, sobretudo se a aposta passar pela publicação de bd franco-belga, até porque a ASA detém nesta área uma posição invejável. Mas a verdade é que a Netcom2 Editorial que primeiro anunciou, agora concretiza. Assim, no próximo dia 18 saem os dois primeiros álbuns desta editora. Uma antecipação face ao calendário inicial que se justifica pela época natalícia que atravessamos e que nós bedéfilos compulsivos compreendemos e agradecemos. Osiris da série Keos é talvez dos lançamento aquele que me desperta maior curiosidade ou não tivesse o nome de Jacques Martin associado.


Do universo Jacques Martin, do qual em Portugal penso que Alix é o único publicado, surge agora Keos. A história do álbum conta que quando Ramsés II morre, o seu escudeiro é levado para morrer com ele. O filho deste, o jovem Keos, fica órfão e enobrecido. Protegido pelo deus Osíris, através de um anel mágico que concede o poder de salvar a humanidade, Keos torna-se amigo e conselheiro do novo faraó Mineptah e de Moshe (mais conhecido como Moisés), que vê em Keos o jovem mais nobre dos filhos do Egipto. Enquanto não chega Terça, ficam algumas páginas.


O segundo lançamento trata-se de Margot. Pouco posso dizer acerca desta série porque se trata de surpresa para mim. De acordo com a nota da editora, é uma série automobilística dedicada aos modelos míticos da Citroën ou não fosse o desenhador Olivier Marin, um amante dos carros e, especialmente, na época da famosa Tração Dianteira do Citroën.


Nesta primeira aventura, intitulada O Mistério do Traction 22, Margot trabalha como estagiária numa revista de automóveis. Um mundo essencialmente masculino, principalmente naquela época. Margot tenta ganhar uma posição como jornalista embora caia numa armadilha dos seus colegas que apenas querem gozar com ela. Entretanto, dedica-se a redigir a página dos anúncios. Sob o mote dos 25 anos da Tração dianteira da Citroën, Margot terá de fazer a sua primeira reportagem de investigação, sobre o mítico modelo 22 CV, do qual pouco se sabe e apenas foram produzidos alguns exemplares, no final dos anos 30. Embora muito entusiasta, Margot ignora que que este trabalho trata-se de uma jogada do seu chefe para a tornar na piada da revista.De facto, o Traction 22 CV é um carro fantasma do qual tudo se desconhece... ou quase tudo.À medida que a investigação se desenrola terá repercussões inesperadas. Ficam algumas páginas.





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...