25 fevereiro, 2013

18º Moura BD


São boas as noticias que dão conta da realização do Salão Internacional de Banda Desenhada de Moura. Apesar da crise, trata-se do primeiro dos cinco festivais de banda desenhada que se espera que também aconteçam em 2013. A temporada prossegue com a realização do AniComics em Lisboa (Maio), do Festival de Beja (Maio/Junho), do Salão de Viseu (meados de Agosto) e fecha com o Amadora BD (Outubro/Novembro).
O Moura BD que vai para a sua 18ª edição. A decorrer entre 19 de Abril e 1 de Maio, distribui-se por vários núcleos da cidade e decorre em paralelo com a Feira do Livro.Como tem sido habitual em cada edição, serão homenageados autores nacionais e estrangeiros. Os portugueses Vassalo de Miranda e Zé Manel e o francês Hugues Barthe receberão os já tradicionais Troféus Balanito.
Quanto a exposições, para além das individuais dedicadas a cada um destes três autores, temos, para já garantidas as seguintes: “Eça de Queiroz na BD” e “Centenário de Willy Vandersteen” (ambas comissariadas por Luiz Beira), “Comic 21” (colectiva de autores granadinos), “Saramago em Caricaturas” (com trabalhos de autores portugueses e espanhóis), e a apresentação dos melhores trabalhos do 16.º Concurso de Banda Desenhada e do 14.º Concurso Escolar de BD.
Relativamente às edições, mantém-se a aposta nos excelentes Cadernos Moura BD. O novo número será dedicado a Vassalo de Miranda, que recentemente lançou Operação Mar Verde (ver aqui). Certamente uma edição a não perder. Também a exposição de Zé Manel terá direito a catálogo numa produção da Humorgrafe/Osvaldo de Sousa.

Mais informações sobre o Moura BD 2013 podem ser encontradas no sitio oficial aqui.

Sem comentários: