15 fevereiro, 2013

Leitura: The Walking Dead vol. 4 - O Desejo do Coração

Com o regresso da série à televisão portuguesa, que sinceramente começa a ficar bastante aquém da qualidade da história em banda desenhada, parece-me oportuno falar aqui justamente do novo livro da colecção The Walking Dead, lançado entre nós, em Dezembro último, pela Devir.
O quarto volume, intitulado O Desejo do Coração, que reúne as histórias publicadas originalmente em comic (IMAGE #19 a #24), mostra-nos uma narrativa, que decorre praticamente no ambiente tenso e fechado da prisão, onde o grupo tinha procurado refugio (ver volume anterior Segurança na Prisão).

Não avançando muito no desenvolvimento da história principal, poderá pensar-se que este “intervalo” na acção, onde o autor opta por se focar nas relações entre os vários elementos do grupo de Rick, mostra alguma fragilidade na narrativa. Na verdade, e muito pelo contrário, este capitulo, chamo-lhe assim, revela-se importante na história por ser extremamente revelador.

O principal destaque neste volume vai para o aparecimento de uma das personagens femininas mais interessantes que surgiram em banda desenhada: Michonne. Misteriosa e de natureza solitária e fechada, a sua aparição logo nas primeiras páginas causa impacto. Armada de uma katana e acompanhada por dois mortos-vivos que traz acorrentados – mais tarde vimos a saber tratar-se do seu namorado e do melhor amigo deste. O caminhar na sua companhia permitiu-lhe sobreviver de ataques. Quando salva Otis, um dos elementos do grupo, de um ataque de zombies, revelando uma enorme perícia com a sua espada, é-lhe aberta as portas da prisão e a sua entrada no grupo de Rick.
Feitas as apresentações, é a integração e  acção de Michonne no grupo que faz libertar as fortes emoções e discórdias contidas que ferem o ambiente dentro da prisão. A própria liderança e as opções de Rick são postas em causa e o auge acontece num brutal confronto físico entre este e Tyronne. E todo o magnifico trabalho gráfico de Adlard dá uma maior expressão a toda esta tensão.
O Desejo do Coração expõe assim, com bastante violência física e emocional, a forma como o grupo se organiza perante uma nova realidade. E é desta forma que este capítulo acaba por marcar o ponto de viragem. Rick apercebe-se que o mundo tal como o conheciam desapareceu e nada volta a ser como dantes. O bem e o mal confundem-se agora. A moralidade desapareceu. E a sobrevivência pode passar pela necessidade de matar, tanto os mortos (ameaça conhecida)… como os vivos (nova ameaça).


Pessoalmente achei excelente este capitulo. Trouxe dimensão às personagens. Os dilemas morais de Rick que colidem com as suas opções, a raiva de Tyresse e a presença de Michonne dão força para os desenvolvimentos que se seguem. Que venha o Governador, desculpem... o próximo volume.


The Walking Dead - O Desejo do Coração
Autores: Robert Kirkman e Charlie Adlard
Volume 4, preto e branco, TPB
Editora: Edições Devir, 1ª edição de Novembro de 2012




E para quem teve a paciência de me acompanhar até aqui, deixo uma "curta", como extra não incluído no livro, que conta a história de Michonne e a sua transformação em sobrevivente do apocalipse zombie. Boas leituras!

MICHONNE'S STORY





Sem comentários: