01 maio, 2013

HUBA na nova colecção ASA/Publico

Com o fim da colecção LUCKY LUKE, cujo 15º e último álbum - Calamity Jane - vai para as bancas no dia 15 de Maio, a parceria ASA/Público prepara já a colecção de banda desenhada que se segue e que semanalmente acompanha este jornal.

A escolha incidiu agora sobre a série MARSUPILAMI. Para quem já não se recorde, este título era uma das opções a concurso num inquérito promovido pelo Público na sua página da internet em 2008.

Com cerca de 26 títulos editados originalmente em França e cerca de 11 publicados em Portugal, a aposta desta nova colecção passa por uma selecção de 14 títulos ainda inéditos entre nós. Feitas as contas e fica a série quase integralmente publicada em português, ficando a faltar aparentemente um álbum. Uma situação para confirmar mais tarde.

O Marsupilami é uma personagem que surgiu pela primeira vez, em 1952, nas páginas da revista francesa Spirou, na história Spirou Et Les Héritiers. A partir daqui tornou-se companheiro inseparável de Spirou e Fantásio. Em Portugal a estreia aconteceu no álbum Spirou e os Herdeiros, numa edição Arcádia em Março de 1975.

Para já ainda não sei mais pormenores, nomeadamente a data de inicio de colecção e os títulos que a compõem, mas estes não serão difíceis de descobrir a confirmar-se que serão todos inéditos. Quando tiver mais informações voltarei a esta novidade.

21 comentários:

Anónimo disse...

excelente

Nuno Neves disse...

Olá Paulo, não é ma, e eu até aprecio as história. Preferia no entanto a conclusão do XIII. tenho sempre esperança que na próxima é que é... Abraço

Anónimo disse...

...a conclusão do XIII...
a que te referes? ter-me-à escapado algo?

Reignfire disse...

O XIII tem até ao momento 21 volumes lançados em França. Em Portugal saíram 10. Eu comprei pela Panini Brasil do 11 até ao 17 e aí por ficou lá no Brasil. Pelos vistos terei de comprar os outros posteriores em inglês da editora Cinebook.

Se o XIII vier a sair, que seja a saga completa, com ou sem spin off's.

Anónimo disse...

ah, ok.
Era o que eu pensava (dispersos).
E partilho da tua opinião: Saga completa.

;)

Anónimo disse...

Bem, não que eu seja contra, pois até sou capaz de comprar a colecção, mas também preferiria a série XIII. Ou o IRS, Largo Winch, O Assassino, Tramp, Os Mestres Cervejeiros, Adler, entre outros.

Pedro Gomes

Optimus Primal disse...

Mas não era para ser a de supers com Arqueiro e Lanterna Verde!??
Essa eu dispenso.
Estou a ver que tanto a coleção como a sondagem de nada valeu,e xiii está no limbo quer em Spin off quer na serie principal!!!.

Nuno Neves disse...

A colecção XIII mais que merecia a sua conclusão em português. A minha fé justifica-se pelo facto de fazer parte das opções de publicação da parceria. Mas na verdade tarda. Preferia que fosse concluída em capa dura, mas já aceitava em capa mole. Continuo a sonhar! :) E Pedro, partilho igualmente das tuas escolhas, aliás qualquer desses títulos seriam preferíveis ao Marsupilami, mas enfim... aceitamos o que nos dão.

Nuno Neves disse...

Optimus, com a referência a "Arqueiro e Lanterna Verde" referes-te a uma serie III dos Heróis Marvel pela Levoir?

Anónimo disse...

Pois são apenas algumas, das muitas, séries que ficaram congeladas!!!

Por acaso também li ou ouvi em qualquer lado que a próxima série de Super-Heróis, pela Levoir, era da DC.

Talvez no futuro... longínquo...

Pedro Gomes

Optimus Primal disse...

Nuno não sei se seria herois marvel 3 mas sim supers no geral Marvel e/ou Dc como nas antigas ediçoes de classicos com o Cm que tinham ambos.
Desse titulo já se sabe o o Jml já fez a tradução.

Nuno Amado disse...

... com a referência a "Arqueiro e Lanterna Verde" referes-te a uma serie III dos Heróis Marvel pela Levoir?

Nuno! A Marvel contratou o Arqueiro Verde e o Lanterna Verde??? Não me digas que a DC está como o Sporting que deixa fugir os seus melhores jogadores para a concorrência!
:D

refemdabd disse...

Muito pouco interessante. Como o espaço para livros começa a ser curto, tenho que pensar muito bem no que quero comprar, e estes Marsupilami não encaixam nos desejos. Também porque as histórias são, no geral, muito fraquinhas. Mas é de louvar, como são todas as iniciativas de publicação de BD em Portugal.

Os XIII sim, estes quero. Os da Cinebook não quero, a qualidade e as dimensões dos "álbuns" não valem o dinheiro.

Os da Levoir também, para mim, estão fora de questão, sejam eles quais forem.

Largo Winch e o Assassino seriam também bem-vindos. Mais bem-vinda seria a série Vagabundo dos Limbos, embora esta seja muito difícil de editar, tanto pelo número de livros já editados tanto pela continuidade entre eles.

Mas gostaria muito mais de ver editadas coisas como Buck Danny, ou Bob Morane (fossem os do Vance, os do Coria, ou os do Attanasio), ou mesmo os fora-de-série do Spirou. Isto sim.

Nuno Neves disse...

Lol... Nuno tens toda a razão que essa malta alinha pela DC :) A minha questão mesmo é se era mais super-herois, sejam da DC ou da Marvel :)

Óh Refém estou a ver que queremos todos o mesmo, e esta malta que faz as escolhas editoriais teima na cegueira... :(

André Azevedo disse...

Marsupilami dispenso mas é bom que se edite para quem gosta.
Uma colecção do Bob Morane, do Bruno Brasil ou do XII é que era!
Já dupla Green Lantern/Green Arrow têm boas histórias, direi mesmo das melhores da DC Comics.

Nuno Neves disse...

Eventualmente vou acabar por comprar esta colecção, pelo preço e porque tenho os editados pela ASA em capa dura. Agora não acho que seja um colecção de sucesso até porque tenho visto que algumas livrarias estão a fazer promoções com esta colecção (nas edições da ASA).

Confesso que não percebo esta cegueira da ASA e do Público em não ir ao encontro dos desejos do publico bedefilo!


André, sobre a dupla Green Lantern/Green Arrow não conheço as histórias, mas seria uma óptima aposta, porque desconfio que nunca foram vistos em Portugal!

André Azevedo disse...

Nuno,
Por cá foram publicadas pelo menos duas da fase Denny O'Neil/Neal Adams: Mundo de Aventuras nº 507 e Mundo de Aventuras Especial nº 30.
Mas vem por aí novidades...

Nuno Neves disse...

Olá André, já não tenho memória dessas aventuras, até porque a minha colecção do MA à muito que desapareceu :(
Agora se as novidades que toda a gente fala mas que ninguém concretiza avançarem por esse caminho, direi que este ano a colheita promete. Vamos aguardar até porque segredos destes nunca ficam guardados por muito tempo (felizmente) :D

Labas disse...

A questão da rentabilidade das colecções ASA/Público são muito estranhas. Eu explico a razão do meu comentário...
No dia 25 de Abril(4ª feira)por ser feriado não me desloquei como costume à banca da estação CP de Oeiras para comprar o albúm do Luky Lucke. Pensei que podia comprar em outro lado. Depois de perguntar em para aí uns 10 locais, finalmente na estação de Carcavelos um senhor explicou-me o porquê: "Sabe, eles mandam isso nas primeiras 2 ou 3 semanas e depois se não se vende, deixam de mandar..."
Claro que assim percebo a enorme quantidade de sobras que depois aparecem em saldo nas feiras do livro. Mas realmente não percebo esta forma de fazer negócio, a perder dinheiro... Mas isto devo ser eu que sou estúpido...

Nuno Neves disse...

Viva Labas, também já tinha observado essa tendências em alguns quiosques aqui em Lisboa. Recebem, regra geral, no máximo um ou dois álbuns por semana. Não sobram para compradores ocasionais. Um bom exemplo são as colecções Marvel que se acumulam nas FNAC's. Também eu não percebo esta politica de distribuição.

E a mim muito me espanta porque é público que o jornal Público navega com dificuldades. Primeiro são as duvidosas escolhas editoriais e depois a má distribuição, um cocktail perfeito para dar tudo mal... mas mesmo assim vão-se sucedendo as colecções... vá-se lá perceber!

Optimus Primal disse...

Nuno é material para a poderem fazer saldão acompanhado do jornal tipo este:

http://loja.publico.pt/search.php?search_query=Blueberry&x=42&y=8

Enquanto isso no BRasil e Uk;

http://osilenciodoscarneiros.blogspot.pt/2013/04/a-colecao-de-graphic-novels-marvel-da.html

Marvel via Salvat e Hachet com belas capas e impressão.