29 maio, 2013

Na Quinta Ler BD é Saber Mais


E continuam os Encontros às Quintas para se falar de BD no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem. Amanha, pelas 21h00, o tema de conversa é Ler BD é Saber Mais. Na última tertúlia do ano, João Paiva Boléo dá a palavra a figuras relevantes da nossa sociedade que são leitoras e apreciadoras de histórias aos quadradinhos e, sem qualquer inibição, partilham esse gosto, publicamente, para nos falarem do papel que esta expressão literária e artística teve na sua formação cultural. Assim, como convidados vão estar:

Amadeu José Ferreira, é Professor Universitário e Vice-Presidente da Comissão Diretiva da CMVM – Comissão de Mercado de Valores Mobiliários. Natural de Sendim tem sido um dos maiores dinamizadores da língua Mirandesa, tendo mesmo publicado “O Estatuto Jurídico da Língua Mirandesa”. No que à BD respeita participou na Revista Selecções BD e foi o tradutor para mirandês dos álbuns Astérix O Gaulês, de Uderzo e Goscinny, Os Lusíadas em BD, e ainda o volume Mirandês – Stória dua Lhéngua e dun Pobo an BZ, os dois últimos desenhados por José Ruy.

Guilherme de Oliveira Martins, é Professor Catedrático na Faculdade de Direito da Universidade Lusíada de Lisboa e do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. É também Presidente do Tribunal de Contas, do Conselho de Prevenção da Corrupção e ainda do Centro Nacional de Cultura. Aqui promove, regularmente, iniciativas dedicadas à ilustração e às histórias em quadradinhos, como gosta de chamar à banda desenhada, de que é um profundo conhecedor.

Ruben de Carvalho, é jornalista e, desde 2005, Vereador da Câmara Municipal de Lisboa. É membro executivo da comissão organizadora da Festa do Avante, desde 1976. No que à banda desenhada diz respeito é um colecionador e um grande apreciador de BD nacional e internacional.

Está aqui o convite!


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...