12 junho, 2013

Um Domingo no FIBDB

Mézières em muito boa companhia

Este ano só tive a oportunidade de desfrutar de Beja no Domingo, segundo dia do festival de Banda Desenhada. Mas era impensável não respirar aquele ambiente informal tão característico da Casa da Cultura. Jean-Claude Mézières, um dos melhores autores de bd f-b, e convidado da IX edição, encontrava-se ali, acessível, sentado numa das mesas. Uma simplicidade e o facto de falar inglês possibilitou logo uma amena conversa sobre Valerian e Laureline e conduziu um folhear das pranchas do seu novo álbum Souvenirs de Futurs. Não sei em que outro local do mundo é que isto poderia acontecer, senão em Beja, Portugal.

Página dupla do álbum Souvenirs du Future

Levei cinco álbuns da colecção Valerian para serem assinados e pena tive não ter levado os restantes quinze. Não se pode ter tudo, mas fiquei com Os Pássaros do Senhor autografado e desenhado. Quanto às exposições, tive oportunidade de visitar as do núcleo central, na Casa da Cultura. Como habitualmente, bem conseguidas, bastante ilustrativas. Valerian de Mézières, O Baile, Dead Combo Soud Files e Sama são as que destaco. Ainda dei um pulo ali ao lado à Biblioteca Municipal para ver a interessante mostra Sakura e Banzai. Mas é neste capitulo o único senão que aponto ao festival. A descentralização das exposições. Bem sei que o município, que apoia o festival, quer dar uso aos restantes equipamentos – já na Amadora acontece o mesmo – mas para o visitante que dispõe de apenas algumas horas para o festival não se torna viável passear pela cidade em busca das exposições. E acresce que em Beja nesta altura do ano, o sol já bate bem. E depois tudo o que acontece no festival acontece justamente na Casa da Cultura, onde a programação não pára. No entanto, não assisti a qualquer apresentação, porque a conversa em boa companhia prevaleceu. Em síntese, do que pude observar, foi mais uma boa edição do FIBDB, ainda que para mim tenha sido mais curta do que gostaria, mas só o facto de esperar sentado numa fila de meia-dúzia cadeiras em volta de uma mesa de café pelo autógrafo de Mézières vale ouro no baú das memórias. O festival com as exposições ainda decorre até dia 16 deste mês.



Dead Combo Sound Files

Pormenor da exposição de Mézières

Pormenor da exposição de O Baile

Pormenor da exposição do Sama

Sessão de autógrafos

5 comentários:

Jorge Fernandes disse...

Tens mais algumas indicações sobre o "Souvenirs de Futurs"?
É um álbum com uma nova aventura, ou são histórias curtas?
Será que vamos ter edição em português?

Nuno Neves disse...

Olá Jorge, o novo álbum "Souvenirs de Futurs" reúne um conjunto de histórias curtas, cada uma ocupa duas páginas, relativa a cada um dos álbuns. Em França o lançamento está previsto para Setembro; em Portugal, não sei, até porque com a saída da Mª José da ASA vamos lá a ver como fica esta editora em termos de publicação de BD. Abraço

Luis Sanches disse...

Bem, só posso dizer uma coisa, mas muitas vezes... INVEJA INVEJA INVEJA QUE INVEJA!!! :S Este ano não tive mesmo possibilidade de ir a Beja e já tinha lido noutros blogs o bacano que tudo foi, mas a tua descrição é de longe a que mais inveja me faz. Mézières,...será que voltará cá?! Poder conversar com ele descontraidamente no ambiente de Beja, deve ter sido um espetáculo. Poxa, enfim, vou pegar nesta pena toda de não ter podido ir e focá-la já para o próximo ano não ter como falhar :)

Nuno Neves disse...

Viva Luís, objectivo do texto era descrever aquele ambiente que se vive em Beja durante o festival e não causar inveja :) Méziéres tem tanto de talento como de simplicidade. Era óptimo que pudesse cá voltar, talvez no Amadora BD uma vez que foi falado o seu nome para estar presente numa edição recente mas que depois não se concretizou. Quanto a Beja, recomendo que comeces a preparar-te para edição do próximo ano, até porque o nome que se fala é.... Rosinski. Abraço

Jorge Fernandes disse...

Julgo que o livro terá algumas histórias curtas (não sei quantas), e que cada uma começará com uma página dupla.