09 agosto, 2013

O XVIII Salão Internacional de BD de Viseu

Desenho do cartaz da autoria de João Amaral

É hoje que tem inicio mais um Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu. Avança para a sua 18ª edição, o que por si só é de louvar. A aposta no modelo bienal, a presença de autores nacionais, a internacionalização do evento e um bom número de exposições tem permitido ao colectivo GIVAC, que assegura a realização do festival, ultrapassar as dificuldades e consolidar este projecto. No presente ano, repete a fórmula de internacionalização utilizada na anterior edição. O José Carlos Francisco (do blogue português do Tex) é o garante, e como facilmente se adivinha, o convidado estrangeiro só poderia se um desenhador... de Tex Willer. Assim, quem sucede a Fábio Civitelli (presente na 17ª edição) é o autor italiano Andrea Venturi. Mantendo uma tradição justamente iniciada pelo Civitelli, o Salão tem um desenho exclusivo, por sinal excelente, do autor convidado que coloca o Tex junto da Sé-Catedral de Viseu (ver imagem abaixo), e do qual serão feitas 100 impressões para distribuição junto dos visitantes do festival. E lá vou fazer uns contactos para garantir um exemplar.

Em termos de autores nacionais, anuncia-se a presença de João AmaralSantos Costa, Miguel Rebelo e Pedro Emanuel. O João Amaral será o autor distinguido com o Prémio Animarte BD pelo "conjunto da sua obra". E todos os autores estarão presentes para uma sempre apetecida sessão de autógrafos no dia 10 (sábado) a partir das 17h. Outro dos distinguidos com o prémio Animarte será Geraldes Lino pelo "trabalho incessante na divulgação e promoção de jovens artistas". Aliás a presença do Geraldes justifica-se porque, ainda que não haja um tema central, um dos destaques do festival será o "Universo dos Fanzines de BD", e haverá melhor pessoa para representar este universo? E somam-se um grande número de exposições de banda desenhada, entre homenagens às obras de Eça de Queiroz em bd, Will Wandersteen, Sergio Bonelli, Comés, passando por valores nacionais como João Amaral, Joana Afonso, Pedro Emanuel, Dani, Alvaro, Rui Lacas, Santos Costa, entre outros motivos de interesse. Fica assim o convite para um bom programa para quem estiver pela região de Viseu. 

4 comentários:

José Carlos Francisco disse...

E o teu exemplar seguiu para ti, Nuno, via Rui e devidamente dedicado ;-)

Nuno Neves disse...

JC Francisco, gosto disso :) um grande abraço de obrigado e estou à espera da tua reportagem fotográfica dos autógrafos do Andrea Venturi ;)

RuiR disse...

Exemplar autografado ?
E a troika autoriza estas transações isentas de taxas ?
:-)
Neste caso, a taxa cobrada é ... o desenho vir acompanhado do programa do festival.
Depois falamos.
Abraço.

Nuno Neves disse...

Grande Rui, enquanto não tiver disponibilidade para ir a Viseu conto sempre contigo ;) Grande Abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...