28 dezembro, 2013

José Ortiz (1932-2013)


Foi com algum pesar que li a noticia acerca do falecimento do autor espanhol José Ortiz no passado dia 23 de Dezembro. Embora não sendo um daqueles autores com grande obra editada em Portugal, parte do que foi publicado por cá, com a sua assinatura, retenho ainda na memória. Já lá vão umas boas dezenas de anos, e na altura começava a ganhar um enorme fascino pelo Oeste americano. Primeiro na literatura e depois na banda desenhada.

A descoberta da série Grandes Mitos do Oeste, sobre persongens que preenchiam o meu imaginário, publicada nas primeiras páginas da colecção Pantera Negra (Agência Portuguesa de Revistas), com o desenho de Ortiz, num traço rude e pouco dado a pormenores, mas que emanava aquela violência tão característica do Oeste selvagem, ajudou a a consolidar o meu gosto pela temática do western na banda desenhada, anos antes da descoberta de Blueberry.

A colecção Pantera Negra é composta por apenas 10 revistas, publicadas entre Junho de 1977 e Março de 1978, e hoje aproveitei para reler as histórias de Ortiz, num total de cinco, dedicadas a Jim Bowie (Pantera Negra n.º 1), Wyatt Earp (Pantera Negra n.º 2), Billy The Kid (Pantera Negra n.º 3), Buffalo Bill (Pantera Negra n.º 8) e Butch Cassidy (Pantera Negra n.º 10). Ficou-me a faltar Jesse James (Jornal do Cuto n.º 183). Foi um agradável regresso ao passado.

E a melhor homenagem que posso aqui prestar a José Ortiz em forma de agradecimento pela sua arte, é recordar o seu desenho, publicando algumas das suas páginas sobre o Oeste americano, para quem ainda não conhece.

Jim Bowie

Billy The Kid

Wyatt Earp

Buffalo Bill

Butch Cassidy

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...