20 março, 2014

Lançamento Gradiva: A Batalha - 14 de Agosto de 1385



A 14 de Agosto de 1385 escreveu-se uma das mais belas páginas da nossa história. No final de tarde, no chamado campo de S. Jorge deu-se a Batalha de Aljubarrota, onde o exercíto português, comandado por D. João I e D. Nuno Álvares Pereira, em número estimado de cinco vezes inferior às tropas invasoras do Rei D. Juan de Castela, e num excelente exercício de tactica militar, derrota sem apelo nem agravo os castelhanos, obrigando à sua fuga, contribuindo assim de forma decisiva para a afirmação de Portugal e da sua soberania.

O novo álbum intitulado A Batalha - 14 de Agosto de 1385 descreve assim, em 88 páginas, um dia histórico, e o que constava dos livros de História passa agora para páginas de banda desenhada através da arte de Pedro Massano e seguindo as fontes históricas da época - os cronistas Froissart, Castañeda, o próprio D. Juan e, sobretudo, Fernão Lopes.

A julgar pelo tema, desenho e rigor histórico seguido, trata-se de mais uma interessante proposta de leitura da Gradiva, depois da reedição da colecção Calvin e Hobbes.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...