13 abril, 2014

Plano editorial da KingPin Books para 2014



Num fim de semana marcado pela realização do Anicomics, torna-se quase obrigatório falar aqui do festival. Sábado é sem dúvida o dia mais forte do programa em termos de banda desenhada. Passei pela Biblioteca Orlando Ribeiro para assistir aos lançamentos e sobretudo ouvir a antevisão do ano editorial da KingPin Books. Confesso que venho de lá com uma enorme espectativa. O Mário Freitas revelou um ambicioso programa e a KingPin confirma cada vez mais o seu estatuto da «maior das pequenas editoras». Atente-se aos lançamentos:

  • As Serpentes de Água
A primeira boa surpresa da tarde. Tony Sandoval foi um dos autores convidados do Anicomics de 2012 e «regressa» agora desta vez sob a forma de livro. Penso que é a primeira vez que a KingPin edita um autor de sucesso que trabalha no mercado franco-belga de bd. As Serpentes de Água, cuja capa pode ser observada na imagem de fundo da fotografia acima publicada, apresenta-se em formato europeu e capa dura e tem seu lançamento previsto para o próximo festival de BD de Beja.



  • Safe Place
André Pereira é um dos autores da nova geração. Descoberto no concurso de BD do Festival AniComics de 2012 foi convidado para ilustrar a última aventura do SuperPig. Mário Freitas mantem a aposta neste autor e prepara-se para editar Safe Place. Uma pequena história em 24 páginas desenvolvida pelo André, que segundo o Mário merecia mais que a sua publicação em fanzine. Apresenta-se assim em álbum. E a julgar pela amostra, o André Pereira tem bastante talento para mostrar.


  • Sepulturas dos Pais
Um conto escrito em 2003 por David Soares e deixado na gaveta que vê agora pela KingPin a luz do dia. David Soares diz que «antes assim» porque o André Coelho, o desenhador convidado, tem a arte certa para ilustrar Sepulturas dos Pais. Como é habitual na escrita do David, o fanatático está presente, numa história que nas palavras do autor aborda a «ruína das vidas». Com lançamento previsto para o festival de BD da Amadora.


  • Kong The King
Este anúncio deste livro foi talvez aquele me causou maior espectativa. As razões são de vária ordem. A primeira chama-se Osvaldo Medina. Um dos meus desenhadores preferidos. A segunda é porque Kong The King são 130 páginas desprovidas de texto. Só desenho. Trata-se da história, tal como o trocadilho do título indica, de King Kong, recontada exclusivamente através de imagens sequenciais. Convenhamos que é obra. O senão é a actual pouca disponibilidade do Osvaldo para ir desenhando. Mas as melhores expectatvas apontam o seu lançamento no final deste ano. Infelizmente não consigo publicar aqui qualquer imagem porque entretanto a bateria da máquina fotográfica foi-se durante a apresentação. Mas acreditem que pranchas exibidas revelam um Osvaldo no seu melhor. Percebem agora a espectativa?

  • A Fórmula da Felicidade (reedição)
A Fómula da Felicidade, o maior sucesso comercial da KingPin vai ser reeditado num único álbum que reúne assim os dois volumes que se encontravam esgotados. 

E temos assim a promessa de mais um excelente ano de banda desenhada com a chancela da KingPin Books.


Sem comentários: