10 maio, 2014

Está ai o X Festival de BD de Beja

Foi ontem oficialmente apresentado e começa no final do mês. É o Festival Internacional de BD de Beja (FIBDB). Não é o maior, mas é seguramente o melhor festival de banda desenhada nacional da actualidade. E isto é uma opinião quase unânime. Para quem (ainda) não conhece recomendo que sigam etiqueta FIBDB (basta clicarem) deste blogue só para perceberem como foi em edições anteriores. Sentirem um bocadinho do ambiente. O FIBDB, que este ano celebra a sua 10ª edição, entre os dias 31 de Maio e 15 de Junho, apresenta, como sempre, motivos que valem a visita. Se puderem aproveitem, que o Paulo Monteiro, director do festival, mostra como se faz. À semelhança do que já aconteceu em anos anteriores, é com grande satisfação que o blogue notas bedéfilas se associa ao festival como parceiro para a divulgação. Assim, apresente-se o festival

O Festival inaugura dia às 14h30, na casa da Cultura de Beja, e estende-se um pouco por todo o centro histórico: Castelo – Casa do Governador, Conservatório Regional do Baixo Alentejo, Museu Jorge Vieira – Casa da Artes e Museu Regional de Beja (Convento da Conceição, Igreja de Santo Amaro e Núcleo Expositivo da Rua dos Infantes). Tem ainda um núcleo no Instituto Politécnico de Beja.

São 21 exposições, com autores de 23 países (do Brasil ao Quénia, passando pelo México ou pela Finlândia), e uma programação paralela muito variada, abrangendo todos os gostos e idades (apresentação de projectos, conversas, lançamento de livros, sessões de autógrafos, sessões de desenho ao vivo, workshops, etc., etc.).


Como já é costume acontecer, no primeiro fim-de-semana do Festival (31 de Maio e 1 de Junho) estarão em Beja alguns dos mais importantes autores do país e do Mundo, bem como muitos autores que iniciam agora o seu percurso na banda desenhada. Tomem lá nota:

ANA BISCAIA – Portugal
ANDRÉ DINIZ E LAUDO FERREIRA – Brasil
ÉTIENNE DAVODEAU – França
FABIO POCHET – Itália
JOSÉ AGUIAR – Brasil
JOSÉ SMITH VARGAS – Portugal
KLÉVISSON VIANA – Brasil
LAERTE COUTINHO – Brasil
MANUEL NETO E ANDRÉ COELHO – Portugal
MIGUEL MENDONÇA – Portugal
NUNO AMADO E JO BONITO - Portugal
PEDRO LEITÃO – Portugal
PENIM LOUREIRO – Portugal
TOMMI MUSTURI – Finlândia
TONY SANDOVAL – México

ANTONIO CREPAX E CATERINA CREPAX – Itália
EM REPRESENTAÇÃO DA OBRA DE GUIDO CREPAX

DAVID LLOYD – Reino Unido

PAUL GRAVETT – Reino Unido

O Mercado do Livro voltará ser um dos pontos fortes do Festival, com cerca de 70 editores e 10 lojas de banda desenhada presentes.

Nos próximos dias, haverá mais novidades, nomeadamente o programa de festas. Fiquem sintonizados. E marquem na agenda!

Sem comentários: