09 maio, 2014

Lançamento Bertrand: Maus


E assim de repente somos surpreendidos por boas noticias. A partir de 16 de Maio, os leitores portugueses vão ter disponível, em português e num único volume (anteriormente já tinha sido publicada em diferentes volumes), a premiada obra Maus de Art Spiegelman, com uma nova tradução, num lançamento da Bertrand, que ainda em 2013 nos tinha trazido o mais que recomendado Rugas.

Maus é uma obra biográfica, onde o autor conta a história de seu pai, Vladek Spiegelman, um judeu sobrevivente da Europa de Hitler. Art Spiegelman identifica vários os intervenientes na história por grupo de animais, tomando por exemplo os nazis como gatos e os judeus como ratos. Maus retrata de uma forma realista os acontecimentos e horrores por que passaram milhões de judeus, chocando objectivamente o leitor com a descrição gráfica de um período negro da história mundial.

A banda desenhada portuguesa já merecia uma edição integral desta obra, e o que parecia uma ideia simples de reunir tudo num único volume está agora finalmente concretizado. Parabéns à Bertrand Editora!


5 comentários:

RC disse...

Nuno, a prancha é de uma edição brasileira, não? Mesmo para uma edição brasileira o português é péssimo!

Optimus Primal disse...

Boa surpresa por esta não esperava :)

Nuno Neves disse...

Viva RC, não te quero assustar mas esta página foi divulgada pela Bertrand. Elas falaram numa nova tradução, e eu quero pensar que fazem as coisas bem feitas. Dia 16 logo se verá. Abraço

Nuno Neves disse...

Olá Optimus, reforço a ideia de bela surpresa. Mas já merecíamos uma edição assim. Abraço

Anónimo disse...

Ainda não folheei esta edição, mas, a propósito do que se lê nas pranchas divulgadas até à data, presumo que qualquer pessoa que tenha lido o MAUS na sua versão original saiba que o Vladek dá bastantes erros a falar inglês. Presumo que se tenha tentado reproduzir essa faceta da sua expressão no texto traduzido. Não deve ter sido nada fácil, mas qualquer tentativa seria melhor do que «corrigir» as falas do Vladek. Cumprimentos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...