26 maio, 2014

Lançamento Devir: A Pior Banda do Mundo 01

Não é bem o regresso de José Carlos Fernandes à banda desenhada, mas quase. Ainda não é o lançamento de A Agência de Viagens Lemming em português (não perdi a esperança) mas trata-se de um excelente lançamento.

A editora Edições Devir decidiu em boa hora reunir em dois volumes a obra completa de A Pior Banda do Mundo.

É a possibilidade de recuperar a leitura desta complexa obra, que no meu caso nunca a pude fazer na totalidade porque falta-me um dos álbuns que se encontra há muito esgotado.

Esta edição, que se apresenta em capa dura, reúne neste primeiro volume, os três primeiros tomos da série: O Quiosque da Utopia, Museu Nacional do Acessório e do Irrelevante e As Ruínas de Babel.

A obra mais premiada da BD portuguesa, oferece uma visão de conjunto de uma cidade sem nome, uma mistura da Praga de Kafka, a Nova Iorque de Ben Katchor e a Buenos Aires de Borges.

Uma desastrada e inepta banda de músicos, de intenções vagamente jazzísticas e resultados puramente caóticos, ensaia regularmente na cave de uma alfaiataria. Os seus membros são Sebastian Zorn (saxofone tenor), Idálio Alzheimer (piano), Ignacio Kagel (contrabaixo) e Anatole Kopek (bateria). Apesar de ensaiarem há três décadas, nunca conseguiram actuar ao vivo.

As aventuras destes músicos desprovidos de talento servem ao autor de pretexto para nos introduzir num mundo repleto de personagens entregues a ocupações improváveis e preocupações inverosímeis, formando um puzzle repleto de humor e melancolia que põe em evidência a notável capacidade de José Carlos Fernandes para retratar o quotidiano.

Edições Devir
A Pior Banda do Mundo 01, de José Carlos Fernandes
192 páginas a cores
Formato: 170 x 240 mm
ISBN: 978-989-559-219-7
Preço: €22

Sem comentários: