04 maio, 2014

"May the fourth be with you"

Dois álbuns gigantes Guerra das Estrelas editados pela APR
A derivação fonética em inglês da celebrada expressão "May the Force be with you" deu origem a "May the fourth be with you" e assim o dia 4 de Maio passou a ser comemorado por todo o lado pelos fans da fantástica saga como o dia 'Star Wars'. Inicialmente uma trilogia (episódios III, IV e V), rapidamente ultrapassou os limites do cinema, sendo transformada em saga de culto, com adaptações nos mais variados formatos. Um deles é em banda desenhada. Inicialmente foi feita uma adaptação do primeiro filme justamente intitulado "Star Wars" publicada em comic (Marvel, 1977) tendo depois este universo sido expandido com a introdução de novas personagens e diferentes aventuras, numa colecção que ainda hoje se mantêm nas bancas.

Em 1978, chegam a Portugal as primeiras revistas dedicadas a este universo. Em ano de celebração do seu 30º aniversário, a Agência Portuguesa de Revistas (APR) edita um especial Marvel Guerra das Estrelas composto por dois álbuns em formato grande que traz a adaptação do filme, com capas são assinadas por Rick Hoberg e Dave Cockrum. São no total seis capítulos, com argumento de Roy Thomas, e que contou com a colaboração de Jim Novak, Tom Orzechowski, Marie Severin, Ralph Macchio, Nelson Yomtov, Nora Maclin, Irene Vartanoff, Jim Salicrup, Mary Mac, Len Grow, Steve Leialoha, Rick Hobrg, Bill Wray e Dave Stevens, num registo a preto-e-branco, assim distribuídos:

  • Álbum n.º 1 - "A Guerra das Estrelas", "Seis contra a Galáxia" e "Estrela da Morte"
  • Álbum n.º 2 - "Em Guerra com Darth Vader", "As Luas de Yavin" e "Capitulo Final"

Actualmente temos em publicação em Portugal uma das mais ambiciosas colecções de banda desenhada, e é justamente sobre o universo Star Wars. Editada pela Planeta DeAgostini são 70 volumes que reúnem 35 anos das melhores histórias publicadas. O primeiro volume desta colecção reúne os capítulos publicados pela APR mas num registo a cores. Nos finais de 2012, escrevi aqui que esta colecção era um "lançamento verdadeiramente galáctico". Após 59 volumes publicados e 11 para terminar, confirma-se. Que a Força esteja connosco!


1 comentário:

Optimus Primal disse...

Quando isso saiu tinha 1 ano.