20 outubro, 2014

O 25ºAmadoraBD: as Exposições, os Autores, os Lançamentos

E é já no final desta semana, na Sexta-feira, que tem inicio mais uma ediçao daquele que é ainda o maior festival de BD em Portugal. O AmadoraBD comemora o seu 25º aniversário, as espectativas estão ao nivel de um saber acumulado ao longo de 25 anos de exposições, autores, lançamentos. Esperam-se portanto boas exposições, bons autores, bons lançamentos.

E falando de EXPOSIÇÕES, do que já foi divulgado, destaco talvez as comemorativas dedicadas ao 75º aniversário do Batman e ao 50º aniversário da Mafalda.

No caso da primeira, estarão expostas pranchas originais, de um bom número de conhecidos autores, como Frank Miller, Tim Sale, Jim Lee, Moebius, Bernie Wrightson, Alex Ross, John Byrne, David Mazzucchelli, John Buscema, Neal Adams, Walt Simonson, Gene Colan, Joe Stanton entre muitos outros. O próprio Joe Stanton é um dos convidados do festival. A exposição integra igualmente um conjunto de capas icónicas do Batman recriadas por autores nacionais, com destaque para a malta do Lisbon Studio.

A Mafalda de Quino, é tambem uma das presenças que se aguarda com curiosidade. Com o lançamento para dia 28 deste mês do livro que reúne todas as tiras publicadas em jornal, no AmadoraBD temos a oportunidade de observar algumas das tiras publicadas originalmente no semanário argentino Primera Plana.

Sendo a autora em destaque, a Joana Afonso, na qualidade de vencedora do Prémio de Melhor Álbum, com O Baile, com argumento de Nuno Duarte e editado pela Kingpin Books, nos Prémios Nacionais de BD da Amadora, em 2013, outras das exposições obrigatórias será a dedicada ao processo criativo de O Baile, para além de uma msotra do trabalho de Joana, do qual a ilustração que serve de base à imagem do AmadoraBD 2014 é um exemplo.


Em termos de AUTORES, já estão confirmadas as presenças de  diversos autores internacionais. As estrelas da festival serão sem dúvida companhia Joe Stanton (EUA) e Thomas Grindberg (EUA), autores de Batman e de Silver Surfer, respectivamente. Outros nomes são Jm Ken Niimura (Espanha), cuja obra Eu Mato Gigantes foi recentemente editado pela KingPin, François Ayroles (França), Eric Shanower (EUA), Rafael Coutinho (Brasil), bem como Matthias Picard (França), autor de Jim Curioso, tambem recente editado pela Polvo.

Em termos de LANÇAMENTOS, teremos algumas novidades no festival, nomeadamente Living Will #3 (André Oliveira e Joana Afonso, Ave Rara), Sepultura dos Pais (David Soares e André Coelho, KingPin), Pontas Soltas - Lisboa (Ricardo Cabral, ASA).

AmadoraBD, 25 anos
Fazendo um pequeno balanço destas 25 edições, a organização refere que "o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora foi criado em Novembro de 1990, quando uma mão cheia de vontade, determinação e situações felizes contribuíram para que a primeira edição fosse o começo de uma grande aposta nesta aventura. O estatuto alcançado pelo Festival ao longo destes 25 anos fez-se à custa de avultados investimentos da Câmara Municipal da Amadora, a que não foram alheios um enorme esforço, muita carolice e dedicação por parte, não só da equipa do Festival, mas também dos autores e seus familiares, grupos de amigos e investigadores que, com a sua disponibilidade e generosidade, fizeram a iniciativa que hoje se conhece. Se outros motivos não existissem, estes números redondos serviriam apenas para assinalar a passagem de mais um ano de trabalho, de mais uma edição mas, esta longevidade é, certamente, um bom indicador do potencial de desenvolvimento que este projecto possui e da oportunidade que ele oferece à banda desenhada nacional para, em torno dele, refundar uma imagem própria, qualificada e inovadora, no contexto nacional e internacional".

Sem comentários: