17 novembro, 2014

Lançamento Ponto de Fuga: Petzi - vol. 1, 2 e 3

É sempre de saudar o nascimento de uma editora em Portugal, sobretudo se essa editora abre o seu catalogo com banda desenhada. É o que acontece com a Ponto de Fuga. Uma nova editora que assumo como "objectivo publicar obras e autores de qualidade nos diferentes géneros". Assim, no seu primeiro lançamento traz-nos o regresso de PETZI.

As novas edições são traduzidas directamente a partir do original dinamarquês por Susana Janic, são claramente dirigidas a um público infanto-juvenil, mas o regresso dos saudosos livrinhos azuis de 32 páginas, originalmente editados em Portugal pela Difusão Verbo e há muito fora do mercado, é bem capaz de causar algum nostalgia a leitores como eu, que tiveram estes livros na sua infância.

E hoje, data em que se comemora o 63º aniversário da publicação da primeira tira do Petzi na Dinamarca, a editora portuguesa lança os três primeiros volumes da colecção:

- Petzi Constrói um Barco
- Petzi e a Baleia
- Petzi e a Mãe Peixe

Sobre o Petzi
Criadas pelo casal dinamarquês Vilhelm (1900-1992) e Carla Hansen (1906-2001) – ele autor das ilustrações, ela dos textos –, as histórias, temperadas com um humor suave mas certeiro, divertem ao mesmo tempo que promovem valores como a amizade, a bondade, a entreajuda, o trabalho e o espírito de aventura.

Vestido de jardineiras vermelhas às bolas brancas e característico gorro azul, o ursinho Petzi marcou muitas infâncias em todo o mundo, sempre acompanhado por uma trupe de amigos inseparáveis: Pingo, o leal pinguim; Riki, o pelicano de cujo grande bico saíam a voz da razão e os objectos mais inacreditáveis; Almirante, a foca indolente e conhecedora de todos os segredos dos mares e dos marinheiros.

Quando começou a desenhar o ursinho Petzi, Vilhelm Hansen tinha 51 anos e era já um ilustrador experiente, com créditos firmados na área da publicidade. No final da década de 40, o Presse Illutrations Bureau (PIB), com sede em Copenhaga, tivera um enorme sucesso a vender aos jornais a série de tiras de banda-desenhada infantil ‘Strudsen Rasmus’. Quando o autor decidiu colocar um ponto final na série, o PIB contactou Vilhelm e Carla, com quem já trabalhara em diversos projectos, pedindo-lhes que criassem uma nova personagem e fazendo uma única exigência: que o protagonista se chamasse Rasmus.

No Verão de 1951, o casal apresentou uma primeira versão da nova série, protagonizada por uma tartaruga com esse nome. Embora gostando do resultado, o PIB entendeu que um protagonista tão pequeno e lento como uma tartaruga não oferecia grandes possibilidades. Vilhelm e Carla acederam a pensar em alternativas e, em Agosto de 1951, apresentaram o tão celebrado ursinho de jardineiras vermelhas com bolas brancas. A tartaruga também não ficou esquecida: permaneceu na versão final e protagonizou, ao longo de toda a série, pequenas histórias paralelas nos mesmos quadradinhos em que decorre a acção principal.

À partida, o ursinho esteve para se chamar ‘Bjørnen Rasmus’ (Rasmus, o Urso), mas Carla Hansen opôs-se, alegando que devia ter um apelido como toda a gente, além de que o nome era demasiado violento para o público infantil. O apelido ‘Klump’, que acabou por prevalecer, ficou a dever-se a um Golden Retriever homónimo que vivia no apartamento abaixo do dos Hansen, em Copenhaga. Na Alemanha, França, Itália e Portugal, ‘Rasmus Klump’ ficaria conhecido como Petzi.

Em Portugal, a série original foi publicada em 36 volumes:
01 - Petzi e o Seu Navio
02 - Petzi e a Baleia
03 - Petzi Descobre um Tesouro
04 - Petzi noPaís do Sono
05 - Petzi nas Pirâmides
06 - Petzi na Ilha das Tartarugas
07 - Petzi no Polo Norte
08 - Petzi Alpinista
09 - Petzi Agricultor
10 - Petzi Faz a Colheita
11 - Petzi dá a volta ao Mundo
12 - Petzi Mergulhador
13 - Petzi na Ilha de Robinson
14 - Petzi na Pingonésia
15 - Petzi Procura o Gambozino
16 - Petzi e a Mãe Peixe
17 - Petzi Rei
18 - Petzi no Castelo
19 - Petzi na Gruta Encantada
20 - Petzi e o Submarino
21 - Petzi e o João Pouca Terra
22 - Petzi e o Irmão mais Novo
23 - Petzi no País dos Bzus
24 - Petzi na Regata
25 - Petzi e os Papões
26 - Petzi no Alto Mar
27 - Petzi Procura o Mary
28 - Petzi e o Dia dos Anjos
29 - Petzi Viaja pelo Rio
30 - Petzi procura o Avô
31 - Petzi Mestre-de-Obras
32 - Petzi encontra o Tic-Tac
33 - Petzi tem Boas Ideias
34 - Petzi e o Ladrão de Panquecas
35 - Petzi toma Banho
36 - Petzi e os Fantasmas


Editora Ponto de Fuga
Rua de Ponta Delgada, 58-B, em Lisboa

2 comentários:

Anónimo disse...

ADOREI ESTE LIVRO!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

lí ELES NA ESCOLA FÁTIMA, EM SAPUCAIA DO SUL. Quero compra-los, pois hoje tenho 30 anos e ainda me alegro com a história e a criatividade do casal. MAICON ESSVEIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...