16 novembro, 2014

Projecto Portugal 2055


Está em curso, através da plataforma PPL, uma nova campanha de financiamento de um projecto de banda desenhada. De acordo com a informação prestada pelos responsáveis do projecto, pretende-se a publicação em álbum de Portugal 2055 uma BD que pretende informar sobre as alterações climáticas em Portugal. O objectivo do financiamento é fazer uma tiragem impressa deste livro, de acordo com a verba angariada, com a finalidade de distribuir exemplares entre diversas entidades tais como: escolas, bibliotecas, organizações de ambiente, apoiantes e autores deste projecto.

Este livro será a cores e terá cerca de 80 páginas em tamanho aproximado a A4, contendo 10 capítulos em que são abordados diversos temas tais como fogos florestais, erosão costeira, ondas de calor, saúde humana, turismo, agricultura, etc.

Haverá, também, uma versão digital deste livro on-line, disponibilizado de forma gratuita, no sítio do Museu Nacional de História Natural e da Ciência e/ou noutras plataformas on-line que se considerem adequadas.

A equipa por de traz deste projecto tem como coordenadores os biólogos Bruno Pinto e Filipe Lopes. O primeiro foi argumentista do livro de banda desenhada O lince-ibérico: a sua história em Portugal, feita em parceria com o ilustrador José Garcês e publicado pela Liga para a Protecção da Natureza (2011); e o segundo é autor de Banda Desenhada e fundador e editor da antologia de banda desenhada Zona, que é publicada desde 2009.

A equipa de artistas convidados para ilustrarem as histórias é composta por Carla Rodrigues, César Évora, Fil, Filipe Gonçalves, Miguel Santos, Nuno Rodrigues, Penim Loureiro, Rui Alex, Sofia Pereira, Susa Monteiro e Xico Santos.

Como é habitual nestes processos de angariação de fundos, há recompensas em função do valor das contribuições, que vai desde da oferta de um exemplar do livro "Guia de Campo Dia B"- guia de espécies comuns em Portugal Continental (apoio de €10) até dois exemplares dos livros "Portugal 2055" e 1 exemplar do "Guia de Campo Dia B" + bilhete único de entrada no Museu Nacional de História Natural e Jardim Botânico (MUHNAC e JB) e um desenho original assinado pelo(a) autor (para apoios de €50 ou mais).

Toda a informação relacionada com este projecto pode ser consultada na respectiva página de financiamento, disponível aqui:

Ficam alguma páginas já disponibilizadas





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...