09 agosto, 2015

O AmadoraBD 2015 já mexe

O 26º Festival de Banda Desenhada da Amadora - AmadoraBD 2015 que se realiza este ano, já mexe. Bastante mais cedo do que tem sido norma nos últimos anos, o AmadoraBD acaba de abrir os prazos para a participação nos Concursos de BD.

A edição desta ano apresenta como tema A CRIANÇA DA BD, assinalando assim a efeméride que comemora o centenário das personagens Quim e Manecas, da autoria de Stuart Carvalhais, um dos precursores do modernismo português, considerado o autor das melhores bandas desenhadas de crítica e sátira social, nos anos 10 e 20 do séc. XX.

Neste âmbito, também os concursos organizados pelo AmadoraBD 2015 pretendem assinalar o tema e prestar uma homenagem a estas duas personagens, recordando a sua importância e contribuindo para a sua redescoberta e reconhecimento, sobretudo pelas novas gerações. Assim, o Concurso Nacional de Banda Desenhada tem como tema "Uma nova aventura de Quim e Manecas", enquanto o Concurso Nacional de Cartoon e o Concurso Municipal de BD e/ou Ilustração da Amadora se dedicam ao tema "Os Direitos das Crianças", tendo como base os princípios da Declaração dos Direitos da Criança.

Todos os interessados em participar nos concursos devem entregar os trabalhos até 21 de Setembro.

O AmadoraBD 2015 - Festival Internacional de Banda Desenhada - organizado pela Câmara Municipal da Amadora - realiza-se entre 23 de Outubro a 8 de Novembro, no Fórum Luís de Camões.




Sem comentários: