11 setembro, 2015

Colecção Poderosos Heróis Marvel: #8 Homem-Formiga - Um Mundo Pequeno

Nas bancas esta semana está o 8º volume da colecção Poderosos Heróis Marvel que estreia em Portugal o mais recente herói da Marvel a chegar ao cinema: o Homem-Formiga. Uma estreia que se dá num volume antológico que recolhe as aventuras de estreia dos diferentes homens que vestiram o fato do Homem-Formiga: Henry Pym, Scott Lang e Eric O’Grady.

#8 HOMEM-FORMIGA: UM MUNDO PEQUENO
Stan Lee, Larry Lieber, David Michelinie e Tim Seeley (argumentos) e Jack Kirby, John Byrne e Tim Seeley (arte)

Criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby em 1962, na revista Tales to Astonish #27, Henry “Hank” Pym, o Homem-Formiga original, era um cientista que descobriu uma formula que lhe permitia reduzir a sua massa e altura a dimensões microscópicas. O sucesso junto dos leitores levou Stan Lee a promover o regresso de Henry “Hank” Pym na mesma revista Tales to Astonish, no #35,com Hank Pym a ter de usar a sua invenção para deter um grupo de espiões. São essas duas primeiras aventuras, assinadas por Lee e Kirby, que abrem o volume dedicado ao Homem-Formiga.

Mas a carreira de Hank Pym como Homem-Formiga foi relativamente curta, acabando por ceder o seu uniforme a Scott Lang - um homem que roubou o fato de Homem-Formiga para poder salvar a vida da sua filha, mas que acabaria por assumir o papel de Homem-Formiga, com a bênção de Hank Pym. É precisamente Scott Lang, o segundo Homem-Formiga, criado por David Micheliene e John Byrne em 1979, na história que podemos ler neste volume, que é o protagonista do mais recente filme da Marvel, acabado de chegar às salas de cinema.

Finalmente, este oitavo volume da colecção Poderosos Heróis Marvel, traz ainda uma aventura do terceiro Homem-Formiga, Eric O’Grady. Protagonista de uma história em três partes, escrita e desenhada por Tim Seeley em 2011, em que o novo Homem-Formiga tem de combater o crime ao lado de Hank Pym, o Homem-Formiga original, que assume aqui a sua identidade secreta de Vespa, em memória de Janet Pym, a sua falecida mulher, a Vespa original.

Os Homens-Formiga tiveram cada um deles de dar resposta a inúmeros desafios ao longo das suas histórias individuais, de que podemos ver exemplos neste volume, mas todos chegaram exactamente à mesma conclusão: que os homens não se medem aos palmos!

Homem-Formiga: Um Mundo Pequeno
152 pgs a cores, formato comic, capa dura.
Reúne Tales to Astonish #27 e #35, Marvel Premiere #47-48 (1972), Ant-Man Wasp #1-3 (2011, Small World)
Preço: € 8,90



Sem comentários: