10 setembro, 2015

Os PPBD morreram! Viva os Galardões BD!


A morte dos Prémios Profissionais de Banda Desenhada (PPBD) já tinha sido anunciada em meados deste ano após a realização de duas edições. As causas apontavam para a falta de apoios numa fase pós-premiação que permitisse a publicação e reconhecimento além fronteiras dos autores e álbuns vencedores. Falhado um dos objectivos que os PPBD se propunham, foi anunciada a sua suspensão e cancelamento da iniciativa para 2015. Hoje anunciou-se o seu funeral com o anúncio do nascimento, em sua substituição, de novos prémios de banda desenhada em Portugal

Surgem assim os GALARDÕES BD COMIC CON PORTUGAL (GBD). Tal como o nome indica estes galardões contam com o patrocínio do festival COMIC CON PORTUGAL. Os moldes de funcionamento apresentam-se muito semelhantes aos PPBD. Uma organização com a responsabilidade de verificação do cumprimento dos regulamento e o apuramento dos resultados das votações. Um Grande Júri será composto por 15 a 20 personalidades ligadas ao meio bedéfilo com a obrigação de nomear e premiar os melhores autores e obras.

As categorias, agora cinco, a concurso nos GBD são as seguintes:
- Galardão Anual Comic Con BD (para o melhor álbum)
- Excelência na Escrita de BD
- Excelência na Ilustração de BD
- Excelência na Criação de Curtas de BD
- Excelência na Edição em Português de BD de Autores Estrangeiros.

Aos autores do livro vencedor do Galardão Anual Comic Con BD será atribuído um prémio total de €2.000 (valor a confirmar).

A entrega dos Prémios desta primeira edição dos GBD está prevista ser feita durante a Comic Con Portugal 2015, no dia 5 de Dezembro.

Rei morto, rei posto! Espera-se agora que os GBD reúnam todas as condições para serem bem sucedidos onde os PPBD falharam, sabendo da importância que é estar associada a uma organização como a COMIC CON para levar os prémios para uma nova dimensão.

Sem comentários: