02 outubro, 2015

Colecção Poderosos Heróis Marvel: #11 Demolidor - Partes de Um Todo

A entrar já na sua recta final, a colecção Poderosos Heróis Marvel traz-nos esta semana um dos personagens mais interessantes do universo Marvel, o Demolidor que faz aqui a sua estreia nesta colecção.

E talvez uma das grandes valias deste herói é estar sempre associado a excelentes histórias.

#11 Demolidor - Partes de Um Todo
David Mack (argumento), Joe Quesada e David Ross (arte)
O advogado cego Matt Murdock parece ter descoberto o amor da sua vida em Maya Lopez, uma bailarina surda. Só que, tal como Matt Murdock é o Demolidor, também Maya tem uma identidade secreta como Eco, uma lutadora mortífera que Wilson Fisk, o Rei do Crime, convenceu a matar o Demolidor. Conseguirá Matt evitar que este romance proibido termine com a sua morte, ou da mulher que ama? O pintor e escritor David Mack junta-se ao editor-chefe da Marvel, Joe Quesada, numa espectacular aventura do Homem sem Medo, que explora de forma inovadora os limites da página de BD e da ligação texto/imagem.

Em Partes de Um Todo, Mack vai dar o seu contributo para a evolução da saga do Demolidor. Um bom exemplo é Wilson Fisk, o Rei do Crime, que aparece aqui como uma personagem de corpo inteiro, cujo passado é explorado pela primeira vez, de uma forma que vai ser replicada na série do Demolidor que a Netflix recentemente lançou. Mas, para além de desenvolver a infância de Fisk, o contributo de David Mack para a mitologia do Demolidor passa também pela criação de Maya Lopez, a mulher por quem Matt Murdock se apaixona e que, enquanto Eco, vai tentar matar o Demolidor. Sendo surda, Maya, tem também uma perspectiva limitada da realidade total e o facto de ter visto o seu pai morrer de um modo violento, faz dela uma alma gémea de Matt e, graças às maquinações de Fisk, a única pessoa capaz de o derrotar.

Em termos gráficos, Quesada assegura a arte da história, mas o seu estilo altera-se, adaptando-se como uma luva à forma específica de narrar e planificar de Mack. Por exemplo, a forma como Maya vê o mundo, após a morte do seu pai, é transmitida através de desenhos de criança, que dialogam na página com o realismo habitual ao traço de Quesada, do mesmo modo que a página se fragmenta, com a divisão tradicional em tiras e quadrados, a dar por vezes lugar a uma concepção mais livre da página, em que o próprio texto se torna um elemento importante do desenho.

Demolidor - Partes de Um Todo
144 pgs a cores, formato comic, capa dura.
Preço: €8,90




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...