26 outubro, 2015

Lançamento Âncora: Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação (4ª edição)

A PEREGRINAÇÃO, de Fernão Mendes Pinto, é uma das obras-primas da literatura portuguesa do final do século XVI, excelentemente adaptada por José Ruy para banda desenhada. É agora reeditada na comemoração dos 400 anos da sua publicação.

SINOPSE
FERNÃO MENDES PINTO – Nasceu em Montemor o-Velho, em 1510.
Durante 21 anos efectuou uma aventurosa viagem pelo Oriente, vindo a escrever a Peregrinação entre 1570 e 1578, no Pragal, em Almada. Em 1614 foi postumamente publicada, com cortes feitos pela censura de então. Na capa dessa primeira edição, impressa em Lisboa, pode ler-se:

«PEREGRINAÇÃO de Fernão Mendes Pinto
Em que dá conta de muitas e muito estranhas coisas que viu e ouviu no reino da China, no da Tartária, no do Somau que vulgarmente se chama Sião, no do Calaminhão, no Pegú, no de Martavão, e em outros e muitos reinos e senhorios das partes orientais, de que nestas nossas do ocidente há muito pouca ou nenhuma noticia. E também dá conta de muitos casos particulares que aconteceram assim a ele como a outras muitas pessoas; e no fim dela trata brevemente de algumas coisas e da morte do Santo Padre Mestre Francisco Xavier, única luz e resplendor daquelas partes do Oriente e nelas Reitor Universal da Companhia de Jesus».

A apresentação terá lugar hoje na Galeria Fernando Pessoa do Centro Nacional de Cultura, Largo do Picadeiro n.º 10 – 1º (ao lado do Café No Chiado), em Lisboa, como inicio às 18h30 e será feita pelo Prof. Guilherme d’Oliveira Martins.

A sessão, que abrirá com a projecção do videograma «Por esta Peregrinação Acima», de José Ruy e Fausto Bordalo Dias.

Fica feito o convite.







Sem comentários: