22 outubro, 2015

Um visita prévia pelo espaço do Amadora BD

Realizou-se ontem a tradicional visita de imprensa ao núcleo central do 26º Amadora BD que abre as portas ao público na próxima Sexta-feira, dia 23. Com um orçamento de €500.000, a edição deste ano decorre sob o tema "A Criança na BD" numa declarada homenagem ao centenário das personagens infantis Quim e Manecas, de Stuart Carvalhais.

Numa visita guiada por Nelson Dona, director do festival, foi possível observar que no piso 0 do Fórum Luís de Camões teremos este ano concentrada a área comercial que integra a zona de autógrafos. Esta funcionará numa estrutura que, apelando ao imaginário infantil, se pretende vista como um carrossel. Neste piso apresenta-se também a exposição central. Destacava a mostra que integra um trio de personagens, Peanuts - Mafalda - Calvin, que no entender da organização são incontornáveis no âmbito do tema central do festival. Ainda que as paredes estivessem nuas, falou-se em que haveria originais expostos (fac-simile autorizados pelo autor no caso do Calvin e Hobbes). Numa das alas já se podia observar a mostra muito bem composta dedicada a Pedro Massano e ao seu álbum A Batalha - 14 de Agosto de 1935 (Gradiva).


No piso inferior, temos as restantes exposições que compõem o festival, uma zona central com um auditório amplo onde decorrerão os lançamentos e apresentações e um espaço contiguo aberto onde se concentra o ano editorial em Portugal, onde a oferta de banda desenhada para leitura abrange todos os gostos. Como se compreende e azáfama ainda era grande, mas deu para observar que o trabalho cenográfico continua muito bom na criação de ambientes. Na sala que se encontrava mais composta, dedicada ao livro O Pugilista (Polvo) do autor alemão Reinhard Kleist está incrível. Ficam algumas fotos do espaço do festival.





Sem comentários: