23 janeiro, 2016

Lançamento Gradiva: Os Doze de Inglaterra

Este é um dos lançamentos do mês. A Gradiva publica, com uma capa fantástica, a edição integral e inédita em álbum Os Doze de Inglaterra, uma das mais belas obras desenhadas por Eduardo Teixeira Coelho.

Publicada originalmente na década de 50 nas páginas da revista O Mosquito, os desenhos foram na altura parcialmente amputados devido à ocupação do texto de Raul Correia, então director literário do jornal e autor da adaptação da narrativa de António de Campos Júnior.

A sua reprodução integral, que contou com organização de José Ruy, que refere no texto introdutório tratar-se de uma das «melhores histórias de cavalaria contadas em quadradinhos», foi feita a partir das provas impressas da altura. O álbum mantém a característica da cor de fundo adoptada pelo jornal, que se sobrepunha ao traço preto e que nas edições originais de cada prancha saía com tons diferentes todas as semanas. A opção foi agora a de unificar essa cor, numa publicação também ela integral. Assim, o aspecto de cada página mantém as características da publicação no O Mosquito, embora muito melhorado pelas novas tecnologias actualmente disponíveis.

Esta edição que se associa à comemoração dos 80 anos da saída do primeiro número de O Mosquito, é dirigida não só aos que mantêm a recordação do tempo em que o trabalho de Eduardo Teixeira Coelho foi primeiramente publicado, como também a quem contacta pela primeira vez com a obra do reconhecido autor de histórias em quadrinhos. A narrativa conta os feitos de 12 cavaleiros portugueses, dos quais se destaca o corajoso Álvaro Gonçalves Coutinho (o Magriço).

Os Doze de Inglaterra
Eduardo Teixeira Coelho | José Ruy (direcção)
Colecção: «Fora de Colecção»
ISBN: 978-989-616-676-2
120 pp. | € 18,25



3 comentários:

Suspeito do Costume disse...

Esta já cá canta. Agora só tenho de esperar.

o engenheiro disse...

O José Ruy já acabou a biografia em BD do camarada Álvaro Cunhal?

Nuno Neves disse...

Viva Engenheiro, desconhecia que o José Ruy se encontrava a trabalhar numa biografia do Cunhal. Se vou ver consigo saber mais sobre o assunto. Abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...