09 julho, 2016

Lançamento CCC: Revisão - Bandas Desenhadas dos Anos 70

Depois da apresentação no Festival de Beja, tem hoje lugar pelas 16h, na Feira Morta, a decorrer na Biblioteca dos Olivais, o lançamento da antologia REVISÃO - Bandas Desenhadas dos Anos 70, que republica grande parte do material que foi publicado na extinta revista de banda desenhada VISÃO, fundada por Vitor Mesquita.

A revista VISÃO, que durou doze números, publicados entre Abril de 1975 a Maio de 1976,  era "uma revista improvável num país com graves problemas económicos, mas que se apresentava nas bancas com ar luxuoso, cores ácidas e brilhantes, temáticas políticas e libertárias" e onde se encontravam as BD de teor "ácido, espacial, erótico e psicadélico", como outras com uma componente "muito crítica". 
 
Continuando nas palavras do editor, a antologia REVISÃO não é uma reedição da "Visão", antes um "'best of' dos esquecidos" da BD da década, em que grande parte do material vem da icónica revista, ou não fosse a "mais emblemática" desses anos. A ideia passa por "recuperar materiais" menos populares, ou não se tratasse este do nono volume da colecção Mercantologia, série em que a CCC resgata conteúdos perdidos do mundo dos "zines". São 184 páginas a cores, "vintage" q.b. (como se vê pela capa), com trabalhos de, entre outros, Pedro Massano, Mário-Henrique Letria, Isabel Lobinho, António Pinho, Tito e de António Pilar, Carlos Barradas, Carlos "Zíngaro", Fernando Relvas, J.L. Duarte, Pedro Potier e Zepe.


REVISÃO - Bandas Desenhadas dos Anos 70
9º volume da colecção Mercantologia
Editado por Marcos Farrajota
Arranjo gráfico de Joana Pires
184 páginas a cores 23,5x34cm
Edição Chili Com Carne (CCC)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...