21 outubro, 2016

Lançamento ÂNCORA: Carolina Beatriz Angelo - Pioneira na Cirurgia e no Voto

Este lançamento que aqui dou nota, trata-se de uma obra cuja edição já era esperada à algum tempo, diria mesmo anos, e que vê agora finalmente a luz... da gráfica. Mas gostava de começar por chamar a atenção para o seguinte facto:

Carolina Beatriz Ângelo – Pioneira na Cirurgia e no Voto, é o 81º álbum publicado pelo mestre José Ruy.

Especialista na narrativa gráfica de acontecimentos e personagens da nossa Historia, Jose Ruy retrata a vida de Carolina Beatriz Ângelo (1878-1911), figura de vulto da Medicina Portuguesa, tendo sido a primeira mulher a operar em Portugal, sendo considerada uma das mulheres mais marcantes do início do século XX.

Carolina Beatriz conciliou a sua actividade profissional com uma intervenção política e social intensa e marcante. Defensora dos direitos e da emancipação das mulheres, foi uma das principais activistas da sua época, tendo lutado por causas como a do sufrágio feminino.

Foi a primeira mulher portuguesa a votar nas eleições para a Assembleia Nacional Constituinte, a 28 de Maio de 1911, após a Revolução do 5 de Outubro, tendo conseguido, ao abrigo da lei eleitoral vigente e após disputa com o poder político, favoravelmente arbitrada pelo Tribunal, a inclusão do seu nome nos cadernos eleitorais da Comissão de Recenseamento do 2.º Bairro de Lisboa.

Esta edição em banda desenhada tem o apoio da Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos, na pessoa do Presidente do Conselho Regional do Sul, Dr. Jaime Teixeira Mendes.

A sessão de lançamento terá lugar no dia 5 de Novembro, às 16:00 horas, no âmbito do 27º Amadora BD com a presença do autor.


Sem comentários: