07 novembro, 2016

Lançamento: Reportagem Especial – Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal

Reportagem Especial, que conta com o argumento de Bruno Pinto e o desenho de Penim Loureiro (autor de Cidade Suspensa) enquadra-se numa temática ambiental, de sensibilização para as mudanças climáticas, em particular no nosso país, e as suas consequências. Tendo como principal publico-alvo, a população estudantil, serve-se, e bem, da linguagem da banda desenhada.

Surgido no âmbito do projecto ClimAdaPT.Local - Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas, coordenado pelo grupo CCIAM-cE3c, o livro dá a conhecer na forma de reportagem gráfica algumas das soluções de adaptação já existentes em Portugal. Por ter sido criado no âmbito do referido projecto, esta banda desenhada não será comercializada, mas sim disponibilizada em formato digital, de forma gratuita aqui.

REPORTAGEM ESPECIAL
Uma jovem jornalista insiste em fazer uma reportagem de televisão sobre a adaptação às alterações climáticas em Portugal e arrasta consigo um repórter de imagem. Neste percurso, cruzamo-nos com histórias e personagens reais, assistimos a conversas com especialistas no tema, conhecemos desafios postos pelas alterações climáticas e maneiras de lidarmos com eles. Soluções implementadas, perigos à espreita e até jogos de interesses internacionais...

O lançamento oficial do livro está agendado para hoje, no Anfiteatro da Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (edificio C1, 3º piso), às 17h00. O dia coincide com o início da 22ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (COP 22).

Ficha técnica:
Reportagem Especial – Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal
de Bruno Pinto (argumento) e Penim Loureiro (desenho)
Capa mole, 80 pags, cores
ISBN: 978-989-99697-5-9
Projecto coordenado pelo grupo CCIAM-cE3c



3 comentários:

Anónimo disse...

mas se quisermos arranjar em formato de papel, como é possível fazê-lo?

Letrée

Nuno Neves disse...

Olá Letrée, se não conseguir a ir á apresentação, penso que a melhor forma de conseguir arranjar em papel talvez seja contactar um dos autores. Sei que o Penim é uma pessoa acessível e dispõe de pagina pessoal no facebook. Pelo menos é o que eu vou fazer porque também estou interessado em arranjar em formato físico. Abraço

Anónimo disse...

Obrigado pela sua gentileza.

Letréé