22 setembro, 2017

Colecção Novela Gráfica III: Vol. 13 - Os Trilhos do Acaso - Parte DOIS


Hoje chega-nos a segunda e conclusiva parte de Os Trilhos do Acaso, a história contada por Paco Roca sobre a companhia la Nueve, um grupo de espanhóis republicanos que lutou sob as ordens do General Leclerc contra o nazismo. Este segundo volume centra-se no regresso da companhia à Europa e na sua participação activa na libertação de Paris pelas tropas aliadas.

La Nueve foi dotada de armamento procedente dos Estados Unidos e muitos dos seus blindados e veículos foram baptizados com nomes de batalhas da Guerra Civil espanhola, como Ebro, Teruel, Guadalajara, etc. Quando De Gaulle desfila pelos Campos Elísios tem ao seu lado em lugar de honra os militares de La Nueve.

Nas palavras do autor: “ …a trajectória daqueles espanhóis estava cheia de aventuras e sofrimento, o mesmo sofrimento que viveu parte do meio milhão de exiliados no final da Guerra Civil”.

OS TRILHOS DO ACASO - PARTE DOIS
Paco Roca desenterra a história deste grupo de militares comandados pelo francês Raymond Dronne e que a 24 de Agosto de 1944 entra de surpresa na capital francesa com um grupo de soldados espanhóis conseguindo a sua libertação da ocupação nazi. Os franceses acreditam tratar-se de parte das tropas alemãs que se encontram instaladas na cidade, mas depressa se apercebem que não, estes soldados vestem uniformes dos Estados Unidos, mas neles têm cosidas uma bandeira vermelha, amarela e roxa. São os soldados de La Nueve, a companhia de choque da II Divisão Blindada do general Leclerc.

Ficha técnica:
OS TRILHOS DO ACASO - PARTE DOIS
Colecção Novela Gráfica (3ª série) - Volume 13
De Paco Roca
Capa dura, formato de 170x240 mm, 160 páginas, cores.
PVP: € 9,99
Editora LEVOIR, Setembro de 2017



1 comentário:

Pedro Ferreira disse...

Na sargeta da história encontram-se heróis esquecidos, que com eles levaram para o túmulo as suas vivências. Paco Roca soube resgatar uma “memória” esquecida e presentear-nos com mais um álbum cheio de qualidades. Roca é um excelente narrador, capta as emoções e constrói uma história magnífica.
É difícil escrever para enaltecer uma obra com tanta quantidade de nuances, pausas emocionais, voltas emocionais, e qualidade aliada. Apenas refiro a curiosa inversão do esquema tradicionalmente usado para os flashbacks, onde as conversas entre o autor e a personagem principal (Miguel Ruiz) são a preto e branco e as recordações do antigo combatente a cores
Livro que capta e convida à reflexão……é um convite para não parar de sonhar…..lutar pelos seus sonhos…….valores e pela liberdade

Essencial nas prateleiras de qualquer pessoa minimamente interessada e atenta àquilo que a rodeia.