11 outubro, 2017

Colecção Valérian: Vol. 12 - Recordações de Futuros

Hoje nas bancas encontramos o 12º e último álbum da Colecção Valerian. Termina aqui uma das colecções da ASA mais interessantes do ano. Há muito que a reedição desta série se justificava, e a adaptação cinematográfica deu o mote.

É verdade que a edição em capa mole, o desalinhamento do desenho na lombada provocado pelos primeiros dois álbuns, a partição dos dipticos mereceu algumas criticas e não agradou certamente a toda a gente, mas a verdade é que o objectivo está atingido. A série está integralmente editada em português, como bónus de incluir as histórias Sonhos Maus e este Recordações de Futuros (no original "Souvenirs de Futurs") inédito em Portugal.

Para quem em 2013 esteve presente no festival de BD de Beja teve a oportunidade de estar com Mézières, que nos presenteou com uma visita guiada pelo universo Valerian e Laureline, esta foi feita através das magnificas pranchas originais que trazia consigo justamente deste Recordações de Futuros.

Recordações de Futuros

Neste álbum, os autores fazem de turistas galácticos e revisitam algumas das mais belas aventuras dos seus heróis, acrescentando algumas páginas, sublimes, a Alflolol, regressando a Ponto Central para uma excursão, ou re-apresentando Laureline como jovem indómita antes de ter sido seduzida por Valérian. Uma soberba homenagem a uma saga que mudará por completo a nossa visão do futuro e a representação da mulher na banda desenhada.


Os resumos e capas de todos os álbuns da colecção podem ser consultados aqui.

Sem comentários: