01 fevereiro, 2018

Colecção Torpedo 1936 - Volume 1

Hoje é o dia! Nas bancas, em distribuição com o jornal Público e com a chancela da Levoir, encontramos o primeiro volume da muito esperada COLECÇÃO TORPEDO 1936. Pela primeira vez teremos a edição integral em português de uma das melhores bandas desenhadas europeias. Para mim, uma das melhores de sempre.

Lucas Torelli, mais conhecido como Torpedo, é um siciliano emigrado na América dos anos 30 à procura do sonho americano. Homem amargo, duro, de coração seco, sórdido, amoral e rancoroso, para quem a vida humana não tem qualquer valor é um dos personagens mais truculentos da banda desenhada contemporânea.

Torpedo 1936 foi criado em 1981 por Ernesto Sánchez Abulí nas páginas da revista Creepy. Inicialmente foi convidado para desenhar esta obra de um humor imensamente negro e cheia de trocadilhos o mestre americano Alex Toth, que deu também a sugestão do título: Torpedo era o nome dado na América dos anos 30 aos pistoleiros a soldo. Um título que, como reconhece Bernet, "se revela uma imagem perfeita para definir aqueles tipos que, uma vez que recebem o dinheiro e a incumbência de matar alguém, põem-se em marcha e não param até atingir o alvo. Exatamente como um torpedo!"

Em 1981, Toth abandonaria a série ao fim de apenas dois episódios, incomodado com o sexo, violência e amoralidade dos argumentos de Sánchez Abulí.

Quem o sucedeu foi o reconhecido ilustrador catalão Jordi Bernet que ao dar protagonismo a um mafioso cínico e sem escrúpulos, cuja figura se vai humanizando muito lentamente, à medida que vamos conhecendo o seu passado, fez de Torpedo 1936, uma das mais populares séries europeias do final do século XX. Em 1985 ganhou o Prémio Alph-Art para o Melhor Álbum Estrangeiro de Angoulême.

Durante vários anos Torpedo esteve suspenso devido a querelas entre Abulí e Bernet, mas face ao sucesso das sucessivas edições integrais que mantiveram bem viva a chama de Torpedo, Luca Torelli regressa à BD em 2017. Torpedo 1972, o último volume desta colecção, foi entregue ao argentino Eduardo Risso, desenhador bem conhecido dos leitores portugueses graças a Batman Noir, Parque Chas, ou Batman: Uma História Verdadeira, já anteriormente editados pela Levoir. Risso apresenta-nos um Torpedo a cores, envelhecido, mas que continua refinado na sua maldade mantendo as virtudes que o tornaram grande no mundo do crime. Risso passa com distinção na dura prova de substituição a Jordi Bernet.

Ficha técnica:
Colecção TORPEDO 1936 - Volume 1 (de 6)
Argumento de Sánchez Abulí e desenhos de Alex Toth e Jordi Bernet
Capa dura, 158 pags, p/b
Preço: € 11,9€
Editora LEVOIR, Janeiro de 2018





Sem comentários: