19 março, 2018

Lançamento G.FLOY / COMICHEART: Dragomante - Fogo de Dragão

Chegou no passado fim de semana às livrarias o álbum Dragomante: Fogo de Dragão, de Filipe Faria e Manuel Morgado, resultante da parceria entre as editoras G.FLOY e a COMICHEART.

Aquando do XI FIBDB (2015), fui convidado pelo Paulo Monteiro para escrever para a Splaft! um texto sobre o Manuel Morgado que nesse ano teve uma exposição dedicada. Nas minhas palavras identifiquei "uma característica de exuberância e elegância, reflectida num desenho realista, rico em detalhes, apresentando figuras em poses e atitudes dinâmicas, o que confere um cunho próprio ao desenho, que funciona quase como uma assinatura deste autor."

Confesso que ainda não tive o prazer de desfolhar o livro, mas não tenho dúvidas que as páginas o vão confirmar: este será um dos bons lançamentos em português do ano.

DRAGOMANTE: Fogo de Dragão
Um Dragomante e um dragão são guerreiro e cão de guerra, aliados e amigos inseparáveis. Mas uma Dragomante pode ser cobiçada por vários dragões, que ela, em certas circunstâncias, pode a todos domar...
No reino de Armitaunin, Nereila, uma jovem Dragomante, conclui por fim o seu árduo treino, juntamente com Ékión, o seu Escudeiro, que deverá protegê-la de qualquer perigo.. e de si mesma. Porque os Dragomantes, que defendem a humanidade da ameaça dos dragões, podem representar um perigo maior ainda que estes, se neles for ateado o fogo que lhes arde nas veias: o fogo de dragão. No caso de Nereila - a primeira mulher Dragomante em séculos - as consequências podem ser mais drásticas ainda, quando os pecados do seu pai regressam para a atormentar. E Ékión, o seu Escudeiro, não sabe se está à altura da tarefa - ou mesmo se deseja fazê-lo. E, se o fogo de dragão for ateado em Nereila, Armitaunin e o mundo inteiro poderão arder.

Dragomante: Fogo de Dragão é um épico de fantasia heróica, por uma dupla de autores portugueses para quem a fantasia se tornou quase num modo de vida. Manuel Morgado, o artista, empenhou-se na arte fantástica há mais de uma década, e tem-se vindo a notabilizar como autor de BD e ilustrador. Depois de ter colaborado com Filipe Faria no livro Talismã, a sua primeira história juntos (editada pela Devir), Manuel Morgado lançou-se recentemente no mercado francês, tendo assinado para a Dargaud Gréldinard, um álbum para uma das mais famosas séries de fantasia de sempre em França, Chroniques de la Lune Noir, com François Marcela-Froideval como argumentista. Acaba de assinar recentemente o contrato para mais um álbum desta série.

Nas palavras de Filipe Faria: “Tal como na nossa primeira colaboração, Talismã, o Manuel Morgado pregou-me novamente a ‘partida’ de me entregar uma história desenhada e pedir-me que eu com ela fizesse... bem, uma história. Os desenhos seguiam um fio condutor na cabeça dele, mas o argumento não chegara a cristalizar, e havia coisas que lhe faziam sentido na página e nos painéis mudos, mas nem tanto na narrativa. (...) ...ao examinar o que ele já tinha desenhado (cerca de 95% daquilo que viria a ser o álbum), em busca de algo em que pudesse pegar para construir uma narrativa que fizesse jus aos desenhos, dei-me de conta de um acaso peculiar: os dragões na história nunca eram vistos a expelir fogo. E o resto é, literalmente, história...”

Dragomante está também disponível em versão inglesa.

Dragomante é uma co-edição da Comic Heart com a G.Floy.

Ficha técnica:
DRAGOMANTE: Fogo de Dragão
Argumento de FILIPE FARIA e arte de MANUEL MORGADO
Formato álbum (21 x 27), capa dura, 56 pgs. a cores.
ISBN: 978-84-16510-61-0
PVP: 13€
Edição G.Floy + ComicHeart





1 comentário:

pco69 disse...

Num comentário não dirigido directamente a esta obra, refiro que limitar a fantasia a tempos (aparentemente) medievais, acaba por ser um pouco secante...

Relativamente a esta obra, tem muito bom aspecto.
Será claramente uma aquisição.
Pergunto ao Nuno (caso ele saiba, naturalmente) se é uma história autocontida ou se é história de continuação?