06 junho, 2018

Colecção Novela Gráfica IV: Vol. 1 - Os Guardiões do Louvre

Nas bancas já encontramos Os Guardiões do Louvre, o último trabalho de Jiro Taniguchi para o mercado francês, e que aqui inaugura a 4ª série da Colecção Novela Gráfica. Este volume surge editado no sentido de leitura original para o qual foi concebido — isto é, no sentido de leitura japonês, em que a leitura é feita de forma invertida, da direita para a esquerda —, o que acontece pela primeira vez nesta colecção.

Taniguchi faz do Museu do Louvre e dos seus guardiões (nos mais diversos sentidos) os protagonistas de uma belíssima história com toques autobiográficos, que é uma declaração de amor ao Louvre e às relações artísticas entre a França e o Japão, magnificamente ilustrada numa delicada técnica de aguarela.

A história acompanha um estudante de artes que aproveita uma folga para visitar o Louvre. Ao chegar a Paris, o rapaz adoece com febre alta chegando mesmo a delirar, mas decide realizar a visita mesmo assim. Lá ele encontra os Guardiões do Louvre, espíritos de obras e autores que habitam o local.

Com uma narrativa contemplativa, é apresentado o espaço e alguns episódios ligados à sua história, como a transferência dos objectos do museu durante a Segunda Guerra Mundial para que as obras não caíssem nas mãos dos nazis. Taniguchi trabalha cada página com esmero.. A história presta reverência à arte, tratando as obras com respeito e admiração, e o passeio pelo ambiente impressiona pela riqueza de detalhes e pelo olhar apaixonado que o autor nos transmite em cada página.

Ficha técnica:
OS GUARDIÕES DO LOUVRE
Colecção Novela Gráfica (4ª série) - Volume 1
De Jiro Taniguchi
Capa dura, formato 220x300 mm, cores, 152 páginas.
PVP: € 10,90
Editora LEVOIR, Junho de 2018




Sem comentários: