05 dezembro, 2018

Colecção Largo Winch 11 - A Estrela da Manhã

Hoje nas bancas encontramos o 11º e último álbum da excelente Colecção Largo Winch com que a ASA nos presenteou este ano. Esta história conta com uma alteração ao nivel do argumentista, com a saída de Van Hamme e a entrada de Eric Giacometti.

«A Estrela da Manhã», corresponde ao 21º titulo da série original, e último publicado até à data, e para nós leitores portugueses é sinal que temos mais uma série "em dia".

Para a ASA esta edição representa o fecho do ano editorial que soma 28 álbuns publicados, mais ou menos em linha com a produção de anos anteriores (revela um pequeno decréscimo de 3 álbuns relativamente ao ano passado).


A ESTRELA DA MANHÃ
Em Nova Iorque, as acções da Dow Jones caem drasticamente. Todas as atenções se voltam imediatamente para Mary Striker, uma corretora do Grupo W, considerada a responsável, que as autoridades estão ansiosos para investigar. Estas acusações súbitas ocorrem quando Largo se prepara para tomar decisões sérias sobre o futuro do seu grupo; tentando ignorar todas estas acusações vai ao fórum Talos com Cathy Blackman para arrecadar fundos para a Winch Foundation for War Children. De São Petersburgo a Tulum, Largo enfrenta um novo perigo: os mestres ocultos das finanças internacionais.

Ficha técnica:
Colecção Largo Winch 11 - A Estrela da Manhã
De Eric Giacometti e Philippe Francq
Álbum diptico, capa dura, formato 23x30,2cm, cores.
PVP: 6,90 €
Editora ASA



6 comentários:

Xico Manel disse...

Pessoalmente, preferia que a ASA esperasse pelo 2º deste díptico e publicasse em album duplo para juntar ao resto da coleção.
Porque detesto ler histórias e ficar sem saber o fim.
Neste caso, este será um album que não irei ler até haver o seguinte. Seja em português seja em francês...

Nuno Neves disse...

Compreendo perfeitamente. No entanto prefiro esta opção de "fechar" já a colecção ainda que o tempo de espera para concluir a leitura seja previsivelmente longo (a segunda parte ainda se encontra em modo de produção). Caso não acontecesse assim seria de esperar um rol de criticas por deixar o último álbum de fora.

Xico Manel disse...

O roll de críticas existe sempre....
Seja lá qual for a opção tomada e seja lá qual for o assunto.
Veja-se o cagaçal que foi, só devido ao aparecimento de uma mera letra adicional numa lombada de um livro de uma coleção inteira (Ronin/Ronnim) - foi um erro? Claro que foi! Foi razão para aquele cagaçal todo? Não...
Fora o OffTopic, tal como tu compreendo perfeitamente a decisão da ASA.
Mas após sair o album em França, a ASA terá de ter o cuidado de informar "que vai" editar o referido album em Portugal. Sob pena de quando (ou se o editar), grande parte do pessoal (eu por exemplo) já tenha comprado em francês simplesmente porque não acreditaram que a ASA o publicaria...

Anónimo disse...

este número só faria sentido se a editora tivesse a mínima ideia de editar o próximo. Não me parece que seja o caso, a exemplo do XIII. Assim... deixa a história a meio. Melhor seria fechar no anterior, o que seria uma integral Van Hamme. Como editora, a ASA é a coisa mais inculta e preguiçosa no mercado - por exemplo, as páginas de guarda, com a composição do conselho do grupo Winch, não evoluiram, como em qualquer edição do Largo Winch... mantiveram sempre a que está no número 1. Custava muito ter feito isso? FB

Nuno Neves disse...

Acredito que esta colecção a ASA passa a acompanhar no futuro até porque agora faz todo o sentido. Mas claro que não podemos dar nada como garantido na edição de BD em Portugal. Quanto à questão do layout das páginas de guarda, penso que já tinha dito em algum lado, esta colecção foi "comprada" assim. Os ficheiros não susceptíveis de serem alterados foram enviados pelo editor internacional. Mas concordo que revela uma desatenção a falta de actualização da composição do conselho do Grupo W.

Anónimo disse...

olá Nuno. Esta coleção da Dupuis, em francês, vai fazendo evoluir as páginas de guarda com a recomposição do conselho. Isto é certo, vi. E é o que faz sentido... e não manter o assassino do primeiro álbum...ainda presente no último. As opções de edição da ASA têm que se lhe diga: Valerian em capa mole, e sem as histórias curtas, XIII sem o álbum 13...(que tem muito texto mas também tem bd e junta algumas pontas), enfim... FB