11 janeiro, 2019

Sim, já há autores para o XV Festival de BD de Beja!

À semelhança das boas práticas nos melhores festivais europeus de banda desenhada, a organização do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja divulgou, com uma antecedência de quase cinco meses, os convidados da XV edição que se irá realizar entre 31 de Maio a 16 de Junho. E ao olharmos para as exposições e lista de convidados confirmamos então a verdadeira dimensão internacional que este excelente festival já alcançou. E uma das grandes mais-valias de Beja é a combinação de exposições com a presença dos artistas, que permite ao visitante a descoberta de tendências divergentes e o contacto com o autor, quase todos já publicados em Portugal. Pessoalmente destaco a presença de uma armada franco-belga que integra nomes como Alberto Varanda, Olivier Vatine, Dany, Benjamin Benéteau, Denis Lapière, Marc Bougne ou Peter Van Dongen. De Espanha chegam Altarriba, Kim e Miguel Ángel Martín. Do mercado americano teremos Tyler Crook. E Beja é também um festival que não se esquece de nossos valores nacionais, e falo aqui das presenças das emergentes talentosas Mosi e Rita Alfaiate. Apontem na Agenda, Beja vale a deslocação!

AUTORES PRESENTES EM BEJA DE 31 DE MAIO A 2 DE JUNHO:
Alberto Varanda e Olivier Vatine / Alcimar Frazão / Altarriba e Kim / Dany / David Sala / Benjamin Benéteau, Denis Lapière e Marc Bourgne / Fabio Zimbres / Luís Cruz Guerreiro / Miguel Ángel Martín / Mosi e Nuno Duarte / Paul Duffield / Pedro Brito / Pedro Serpa / Peter van Dongen / Rita Alfaiate / Tyler Crook / Véte / Autores de coletivo Nódoa Negra

OUTROS CONVIDADOS:
- ENRIQUE SÁNCHEZ ABULÍ – Espanha
- FABIO MORAES (Especialista na obra de Jayme Cortez e de Eduardo Teixeira Coelho) – Brasil
- JOSÉ RUY – Portugal
- NICOLAS GRIVEL (Agente) – França
- OLIVIER SZTEJNFATER (Editor) – França

5 comentários:

Anónimo disse...

Já vi que se têm multiplicado as indiretas ao festival da Amadora, a minha pergunta é se os editores chegaram a pedir uma reunião conjunta com a câmara da Amadora, como disseram que iam fazer? Ou se já têm resposta a algum dos seus comentarios? Porque todos os anos multiplicam-se as críticas e as indiretas e todos os anos o festival degrada-se. Eu sei que há a esperança que o Nelson Dona se aperceba de que é ridicularizado e humilhado no meio e saia pelo próprio pé mas já deu para perceber que isso não vai acontecer. Este ano foi mau demais com calúnias no Facebook aos autores, respostas desnorteadas e mudanças de tema na semana antes. Comentários só em Novembro não vão mudar nada e penso que estamos todos interessados em ter festivais de qualidade, por isso o Amadora 2019 devia começar a ser pensado já, quiçá a reboque deste cartaz. Para concluir, excelente cartaz e vou marcar presença em Beja.

Nuno Neves disse...

Caro anónimo, água mole em pedra dura... tentamos despertar consciências
Agora o problema é esse mesmo, ouvidos de mercador e a falta de respostas por parte da organização do Amadora BD. A informação que disponho é que os editores reúnem-se e apresentam propostas sempre no sentido de melhorar, mas a verdade é que o feedback tende para zero e quando existe é atrasado e fora de tempo. O resultado é o que qualquer visitante mais assíduo do AmadoraBD pode constatar: um festival que perdeu todo o seu carisma. Felizmente temos Beja! E que cartaz este ano!


Ricardo Amaro disse...

Sugiro que se mude de Beja para Lisboa.

Antonio disse...

Um bom exemplo do que deve ser um festival de BD que, apesar dos meios reduzidos e orçamento modesto (em comparação co outros), consegue apresentar um conjunto equilibrado de autores e exposições interessantes. Cada vez mais a reduzir o Amadora BD a um evento municipal sem relevância... Parabéns.

Anónimo disse...

E o Nelson Dona foi mesmo corrido... Portas abertas para recuperar o festival. Esperemos que tudo corra melhor agora.