20 fevereiro, 2019

Geraldes Lino (1936-2019)


Dia preenchido, chego a casa e esta é daquelas noticias que dispensava bem. Dava conta do falecimento do Geraldes Lino. Confesso tristeza. O Geraldes era aquela personagem que nos habituamos a cruzar nos vários eventos bedéfilos espalhados por este país fora. De trato fácil e bastante atencioso, a sua militância pela banda desenhada (e pelos fanzines) é por demais reconhecida, e toda esta dedicação mereceu-lhe o enorme carinho de muitos dos nossos autores - deve ser das pessoas mais retratadas da banda desenhada nacional.

Quando há 14 anos atrás me iniciei nestas lides de blogger, o seu Divulgando Banda Desenhada era dos pouco blogues existentes sobre BD e uma referências neste mundo digital. Conheci-o mais tarde durante um dos seus encontros da Tertúlia BD de Lisboa. Fiquei-lhe grato pela atenção que teve em convidar-me para ser o homenageado no 349º encontro. A imagem que reproduzo em cima foi desenhada pelo João Sequeira e fechava o tradicional "cadáver esquisito" desse encontro. Coincidiu com a sua despedida da organização da Tertúlia.

A última vez que me cruzei com ele foi durante o Amadora BD. O que lhe começava a faltar em saúde sobejava em amor pela 9º arte. Terá sempre um lugar reservado nas bonitas páginas da Banda Desenhada nacional. Uma forte saudação bedéfila para o Geraldes!



 O Juan Cavia prestou-lhe esta bonita homenagem 

Sem comentários: