16 junho, 2019

Lançamento CIÊNCIA VIVA: As Luzes do Príncipe

Aqui está um lançamento institucional bastante interessante com o qual tive conhecimento através de uma visita ao Pavilhão do Conhecimento.

No âmbito da celebração do centenário do eclipse solar de 1919 que possibilitou a realização de experiências que ajudaram a validar a Teoria da Relatividade Geral formulada por Albert Einstein, a agência nacional CIÊNCIA VIVA apostou na linguagem da banda desenhada, pela seu formato simples e acessível, para apresentação da Teoria e contar a extraordinária demonstração da veracidade da "curvatura da luz".

AS LUZES DO PRÍNCIPE
No ano em que se comemoram os 100 anos da expedição de Arthur Stanley Eddington a S. Tomé e Príncipe, para observar o eclipse total do Sol de 29 de Maio de 1919 e cujos resultados obtidos vieram comprovar a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, o investigador João Ramalho-Santos e o ilustrador Rui Tavares explicam a teoria da Relatividade Geral, ilustrando as expedições realizadas à Ilha do Príncipe e ao Sobral e apresentando os astrónomos retratados.

De distribuição gratuita - eu obtive um exemplar no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações - esta banda desenhada encontra-se igualmente disponível em versão PDF aqui: https://tinyurl.com/bd-luzes-principe


Ficha técnica:
As Luzes do Príncipe
Argumento de João Ramalho-Santos com ilustração de Rui Tavares
Capa mole, cores, 44 pags.
ISBN: 978-989-26-1830-2
Distribuição gratuita
Edição CIÊNCIA VIVA



Sem comentários: