25 julho, 2019

Colecção BD Novela Gráfica V - Vol. 4: O Rasto de Lorca

Hoje é dia de Novela Gráfica nas bancas, e a proposta de leitura da editora LEVOIR dá a conhecer a vida do poeta granadino Federico García Lorca, um dos poetas mais importantes do século XX, não só da literatura espanhola, mas também da poesia mundial.

Porque este é um trabalho de autores, um intenso trabalho resultado de muitas leituras, investigação e entrevistas, Carlos Hernández, desenhador e El Torres, o premiado argumentista de O Fantasma de Gaudí,(editado pela Levoir e o Público em 2018) juntaram-se para reconstruir a figura de García Lorca através de 12 histórias, em que nem sempre o poeta está presente, ainda que seja sempre a referência protagonista… Uma família que foge de Granada logo a seguir ao assassinato do poeta, uma conversa entre veteranos num bar ou Dalí sendo entrevistado sobre a importância do escritor. Em algumas ocasiões aparece retratado e noutras no papel de protagonista: doente num hotel de Havana ou ensaiando uma peça de teatro numa pequena povoação.

Em «O Rasto de Lorca», descobriremos a inapagável marca que Federico García Lorca deixou em todos os que o conheceram, quer seja na sua Granada natal, quer por Madrid, Havana ou Nova Iorque cidades que visitou.

É uma obra bonita, com um desenvolvimento emocionante e interessante, que não deixará o leitor indiferente. A aproximação emotiva e reflexiva, dá diferentes pontos de vista sobre a sua figura e a sua importância, com uma evidente marca de amargura.

Ficha técnica:
O RASTO DE LORCA
Colecção Novela Gráfica (5ª série) - Volume 4
De Carlos Hernández e El Torres
Capa dura, formato 170x240mm, duas cores, 112 páginas.
PVP: € 10,90
Editora LEVOIR




Sem comentários: