Mostrar mensagens com a etiqueta XI FIBDB. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta XI FIBDB. Mostrar todas as mensagens

16 junho, 2015

Notas finais sobre o XI Festival de BD de Beja


Terminou no passado Domingo mais uma edição do Festival Internacional de BD de Beja, vulgo FIBDB. Celebrou-se a 11ª edição. O festival tem vindo a crescer, e este ano registou mesmo um numero recorde de visitantes. Participei apenas no primeiro fim-de-semana, aquele onde a 'tribo' se instala na Casa da Cultura de Beja, e foi o suficiente para confirmar que o FIBDB já atingiu um nível de maturidade que lhe permite passar por cima de qualquer contrariedade sem que isso o afecte minimamente. A prova disso foi justamente a grande ausência, devido a motivos de força maior, de dois dos autores sobre os quais recaiam as maiores atenções: Ted Benoit e Yslaire. Mas um director incansável, uma programação cheia e dinâmica, um público fiel, excelente exposições, autores nacionais e estrangeiros em bom número e um ambiente único, são as razões mais que suficiente para se fazer a festa da banda desenhada em Beja. Pessoalmente, o convívio que se proporciona e rever amizades que os anos vão consolidando são ganhos adicionais.


Este ano Beja destacou-se igualmente pelo elevado número de lançamentos. Tenho para mim que assistimos a um novo ciclo de crescimento da edição de banda desenhada em Portugal. Já são várias as editoras que de forma consistente editam bd em português, oferecendo uma diversidade de leitura de géneros como há muito já não se observava. E a julgar pelas intenções manifestadas nas várias apresentações, é uma tendência para se manter. Felizmente. Haja leitores para acompanha-la.

Mas o festival de Beja é também uma caixa de surpresas. E a deste ano dá pelo nome de Manuel Morgado. Foi uma feliz coincidência o Paulo Monteiro ter-me solicitado que escrevesse sobre este autor para a Splaft!, o caderno da Bedeteca de Beja, que constitui a revista do festival. Não conhecia pessoalmente o Manuel Morgado, mas já admirava o seu traço, porque o acompanho através das redes sociais. Observar a sua exposição de originais e vê-lo a desenhar ao vivo durante o festival foi qualquer coisa de extraordinário. Fixem o nome dele. Irá certamente ser (mais) um caso sério no panorama bedéfilo nacional. Conhecer este talentoso autor foi a cereja no topo do bolo.


Na impossibilidade de descrever por palavras tudo o que se respira em Beja, direi que é um organismo bedéfilo com vida própria que nos absorve e nos preenche. O Festival de Beja é mesmo isto. E este ano foi outra vez.
Obrigado Paulo Monteiro e até para o ano.




29 maio, 2015

Os lançamentos do XI Festival Internacional de BD de Beja

Inaugura hoje pelas 21h mais uma edição daquele que é provavelmente o melhor festival de BD que se realiza em Portugal. A 11ª edição promete manter o nível qualitativo que nos já habituou em edições anteriores. Para isso conta conta com a presença de grandes autores, exposições de grande nível e um elevado número de lançamentos. Aliás, penso que não melhor palco que o da Casa da Cultura de Beja para a apresentação e  lançamento de novidades.

O programa do festival para o primeiro fim-de-semana reflecte isso mesmo.

DIA 29 DE MAIO, SEXTA-FEIRA
ENTRADA DA CASA DA CULTURA
21h00 - Inauguração.
Abertura das Exposições.
Lançamento do Splaft! n.º 11, catálogo do Festival.
Lançamento do Venham + 5 n.º 9.

DIA 30 DE MAIO, SÁBADO
BEDETECA DE BEJA (1º ANDAR DA CASA DA CULTURA)

14h00 - Lançamento do livro VOLTA: O SEGREDO DO VALE DAS SOMBRAS (Polvo), de André Oliveira (argumento) e André Caetano (desenho), com os autores.
14h15 - Lançamento do livro MEZCAL, MUERTE Y CALAVERAS (El Pep), de Ricardo Reis, com o autor e com o editor Pepedelrey.
14h30 - Lançamento do livro GENTLEMAN nº 1 de 4 (Ave Rara), de André Oliveira (argumento) e Ricardo Reis (desenho), com os autores.
14H45 - Dois Dedos de Conversa – MARCELLO QUINTANILHA com JORGE MACHADO-DIAS.
15h15 - Apresentação do livro ZOMBIE (Mundo Fantasma), de Marco Mendes, com o autor e com o editor Júlio Moreira.
15H30 - Lançamento do livro BALCÃO TRAUMA, Vol. 2 (Insónia), de Álvaro Santos, com o autor e com Pedro Mota.
15H45 - Lançamento do livro LIVING WILL n.º 4 (Ave Rara), de André Oliveira (argumento) e Pedro Serpa (desenho), com os autores e com Gabriel Martins.
16h00 - Lançamento do livro AVE RARA (Insónia), de Pedro Mota, com o autor e com o editor Álvaro Santos.
16h15 - Lançamento dos livros QCDI # 3000 (Chili Com Carne), de André Pereira, Astromanta, Hetamoé e Mao, e MAGA (Chili Com Carne / Clube do Inferno), dirigido por João Machado, com os autores e com o editor Marcos Farrajota.
16H30 - Dois Dedos de Conversa – STANISLAS com PEDRO MOTA.
17h00 - Lançamento do fanzine EFEMÉRIDE – HERÓIS DE BD NO SÉCULO XXI nº6, parte 3 de 4 (Geraldes Lino), com os autores e com o editor Geraldes Lino.
17h15 - Apresentação do livro O ESPIRRO DO DRAGÃO (Kingpin Books), de Aida Teixeira (argumento), Carlos Rocha (desenho) e Rá Taniças (cor), com os autores e com o editor Mário Freitas.
17h30 - Lançamento dos livros TONY CHU: DETECTIVE CANIBAL – SABOR INTERNACIONAL, Vol. 2 (GFloy), e WOLVERINE: ORIGEM 1 (GFloy). Apresentação dos planos editoriais da GFloy para o segundo semestre de 2015 e primeiro semestre de 2016, com o editor José de Freitas.
17h45 - Apresentação dos livros CASULO – CURTAS DE BD DE ANDRÉ OLIVEIRA COM VÁRIOS ARTISTAS (Kingpin Books), de André Oliveira, e SOLOMON: DELUXE EDITION, de Carlos Pedro, com os autores e com o editor Mário Freitas.
Das 18h00 às 18h15 - Lançamento do livro 1000 TORMENTAS (Kingpin Books), de Tony Sandoval, com o editor Mário Freitas.

BEDETECA DE BEJA (1º ANDAR DA CASA DA CULTURA)
Das 21h30 às 21h45 - Entrega do PRÉMIO GERALDES LINO 2015 a ANDRÉ PACHECO, e lançamento do livro PURGATÓRIO, Colecção Toupeira n.º 8 (Bedeteca de Beja), de André Pacheco, com o autor, Geraldes Lino e Paulo Monteiro.

DIA 31 DE MAIO, DOMINGO
BEDETECA DE BEJA (1º ANDAR DA CASA DA CULTURA)
14h00 - Dois Dedos de Conversa – LUÍS LOURO com DIOGO CARVALHO.
14h30 - Dois Dedos de Conversa – CARLOS BAPTISTA MENDES com CRISTINA GOUVEIA.
15h00 - Apresentação dos nomeados para os TROFÉUS CENTRAL COMICS, com Hugo Jesus.
15h15 - Dois Dedos de Conversa – SPACCA com JORGE MACHADO-DIAS.
15h45 - Apresentação do livro TERREA, de Ricardo Cabral, com o autor.
16h00 - Dois Dedos de Conversa – A POLÓNIA EM VINHETAS, com JAKUB JANKOWSKI e PAWEL TIMOFIEJUK.
16h15 - Apresentação da revista ALTAR MUTANTE, com Kike Benlloch.
16h30 - Dois Dedos de Conversa – DUAS OU TRÊS COISAS SOBRE A BD NA ROMÉNIA, com DODO NITA e PEDRO MOTA.
16h45 - Apresentação do livro STEAMPUNK ORIGINALS, Vol. 7 (Arcana Comics), com Diogo Carvalho.
17h00 - Apresentação da loja online COMICHEART, com Diogo Campos e Bruno Caetano.
17h15 - Lançamento do livro TUNGSTÉNIO (Polvo), de Marcello Quintanilha, com o autor e com editor Rui Brito.
17h30 - Dois Dedos de Conversa – SÉRGIO CHAVES (Café Espacial) com JORGE MACHADO-DIAS.
Das 18h00 às 18h15 - Apresentação do livro FAME: SETH MACFARLANE (Bluewater Productions), de Gabriel Evangelista, com o artista.

AS NOVIDADES DO FESTIVAL DE BEJA






06 maio, 2015

Lançamento AVE RARA: Living Will - Livro 4

Este promete ser um ano bastante activo para a jovem editora AVE RARA. Depois do anúncio do lançamento de uma nova colecção, intitulada GENTLEMAN (ver aqui) segue-se agora o quarto número de LIVING WILL.

LIVING WILL (já falado aqui, aqui e aqui) é uma série de 7 mini-comics de 16 páginas integralmente em inglês, com argumento de André Oliveira e arte de Joana Afonso (Deixa-me Entrar, Polvo)  e Pedro Serpa (Palmas para o Esquilo, KingPin Books) .

LIVING WILL - Livro 4
Até a resolução mais difícil pode ser alterada quando as coisas não seguem o caminho que deviam. Will continua fiel à sua demanda, sente que já não tem idade nem tempo para grandes hesitações, mas começa a ter dúvidas. E se a resolução de todos os conflitos não consiste num último, mais complexo e derradeiro problema, superior a todos? Após o traumático episódio anterior, Will regressa a uma terra que conhece bem, para resolver um velho assunto de família. Enquanto isso, Betty recupera de um violento assalto e acaba de perder um dos amuletos que ainda segurava o seu fraco equilíbrio emocional. Quando tudo parece ruir, há ainda mentalidades que mudam e uniões que se celebram... durante um passeio no campo.

A apresentação e lançamento de LIVING WILL #4 está agendada para o próximo Festival Internacional de BD de Beja, Sábado, dia 30 de Maio, na Casa da Cultura de Beja, em hora ainda por definir.

Este número é ilustrado pelo Pedro Serpa, embora a capa seja da autoria da Joana Afonso (que realizou os primeiros 3 números). A mudança de artista não é definitiva, apenas aconteceu por limitações de disponibilidade. Está combinado que a Joana fará os números 5 e 7 (a conclusão do projecto), e que o Pedro voltará a colaborar com o 6.

Ficam  algumas imagens com a arte de Pedro Serpa.








24 abril, 2015

Lançamento Ave Rara: Gentleman #1

A jovem editora de André Oliveira AVE RARA está de regresso com uma nova proposta de leitura: Gentleman.

São quatro comics de 16 páginas, integralmente em inglês, com argumento de André Oliveira e arte de Ricardo Reis. Apresenta como particularidade o facto de cada número corresponderá a uma de 4 cartas de copas. O pontapé de saída pertence ao valete.

GENTLEMAN #1
O mundo está a ruir à vista de todos e aquilo que perdura é tão bizarro e surreal que faz questionar se pertence à imaginação ou à realidade. Acompanhamos a jornada de Mr. Turner, uma misteriosa e sombria personagem que atravessa planícies desérticas ao volante do seu Morgan e na companhia de Barnes, um enorme elefante marinho com uma personalidade forte. Há uma última tarefa a cumprir antes que a Humanidade aceite a sua inevitável extinção, algo que pode não chegar para a salvar mas que fará toda a diferença. É essa a missão de Turner e ele promete cumpri-la da única forma que conhece: “Like a true gentleman”.

A apresentação e lançamento de Gentleman está prevista para o próximo Festival Internacional de BD de Beja, Sábado, dia 30 de Maio, na Casa da Cultura de Beja, em hora ainda por definir.

Ficam algumas imagens desta nova aventura.






22 abril, 2015

Autores estrangeiros presentes em Beja

É já no final do próximo mês de Maio (começa a 29) que teremos mais uma edição do excelente, do acolhedor, do magnifico (e começam-me a faltar adjectivos) Festival de Banda Desenhada de Beja (FIBDB). A divulgação do festival já começou agora através da internet e aos poucos vai-se sabendo mais pormenores acerca do programa. Se relativamente a autores portugueses espera-se a presença maciça da 'nata' dos nossos artistas, quanto a autores estrangeiros, o Paulo Monteiro (director do festival) reserva-nos sempre boas surpresas.

Assim, para a XI edição do FIBDB, e salvo problema de última hora, estão confirmadas as presenças dos 'estrangeiros' Ted Benoit, Yslaire (Bernard Hislaire), Stanislas, e os brasileiros Marcello Quintanilha, João Spacca, e Sergio Chaves, todos com direito a exposições no festival.

Entre os vários nomes revelados, destaco Ted Benoit. Autor francês, é sobretudo conhecido entre nós pelo seu trabalho nos álbuns O Caso Francis Blake (Meribérica) e O Estranho Encontro (Meribérica) da série Blake e Mortimer, ambos publicados em Portugal.

Outro destaque vai para Yslaire. Autor belga, igualmente com obra publicada em Portugal, com quatro álbuns da série SAMBRE:

- Olhos de sangue (Baleia Azul)
- Eu sei que tu virás (Witloof)
- Revolução, revolução (Witloof)
- Teremos que morrer juntos? (Witloof)




16 abril, 2015

A abrir a época dos grandes festivais de BD temos o XI Festival de Beja

Está aí o XI FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA DE BEJA. O cartaz oficial na imagem ao lado é da autoria de Susa Monteiro.

Não é o maior mas seguramente é o festival de BD com melhor ambiente que realiza no nosso país. A possibilidade de tomar um copo ao lado de alguns dos melhores autores do universo da banda desenhada é uma realidade em Beja.

E hoje foram divulgadas as primeiras informações.

Assim, entre os dias 29 de Maio e 14 de Junho, Beja volta a ser o palco de uma grande Festa em torno da banda desenhada!

Exposições, autógrafos, apresentação de projectos, lançamento de livros, workshops, concertos desenhados, cinema e várias conversas à volta da BD… São muitos os motivos para marcar presença!

O Festival terá também à disposição dos visitantes o Mercado do Livro (a maior livraria do país durante esse período) e o Mercado Geek (um amplo espaço comercial com várias tendas instaladas - venda de action figures, arte original, jogos, posters, prints, etc.).

O primeiro fim-de-semana (29, 30 e 31 de Maio) contará com a presença de autores de todo o Mundo! E com a programação paralela a acabar às 4h30 da manhã! Um Festival sem sono que atrai milhares de visitantes todos os anos…

O Festival inaugura sexta-feira, dia 29, às 21h00, na Casa da Cultura. Pode ser acompanhado em www.facebook.com/bedetecabeja

E são sempre muitas, variadas,de qualidade e oriundas das mais variados países as EXPOSIÇÕES do festival. Para esta edição teremos:




Na Casa da Cultura

A POLÓNIA EM VINHETAS – Polónia
ALTAR MUTANTE – Espanha
ANDRÉ PACHECO – Portugal
ANDRÉ PEREIRA – Portugal
IMPROVISOS NA TOALHA DE MESA – Portugal
LUÍS LOURO – Portugal
MANUEL MORGADO – Portugal
MARCELLO QUINTANILHA – Brasil
O ESPIRRO DO DRAGÃO – Portugal
SPACCA – Brasil
STANISLAS – França
TED BENOIT – França
VOLTA: O SEGREDO DO VALE DAS SOMBRAS – Portugal
YSLAIRE – Bélgica

No Museu Regional de Beja
CAFÉ ESPACIAL À QUINTA – Brasil

No Núcleo Expositivo do Museu Regional de Beja, na Rua dos Infantes
CARLOS BAPTISTA MENDES – Portugal

No Teatro Municipal Pax Julia
TMNT PORTUGAL TRIBUTE – Portugal

Na Bedeteca
A VIAGEM DO ELEFANTE, DE JOÃO AMARAL, SOBRE O LIVRO DE JOSÉ SARAMAGO – Portugal

Outros momentos a destacar do programa:

TINTIN NA ROMÉNIA – CONVERSA COM DODO NITA
Sábado dia 30, na Bedeteca (Casa da Cultura). Dodo Nita, um dos maiores especialistas mundiais na obra de Hergé, à conversa com Pedro Mota.

PRÉMIO GERALDES LINO 2015 – ANDRÉ PACHECO
Sábado dia 30, na Bedeteca de Beja (Casa da Cultura). Depois de André Ferreira, em 2013, e José Smith Vargas, em 2014, é a vez de André Pacheco surpreender todos com o seu trabalho.

NOITES DE TERROR! – CINEMA A HORAS IMPRÓPRIAS
Sexta-feira dia 29 e Sábado dia 30, na Bedeteca (Casa da Cultura), das 3h00 às 4h30, com intervalo para cear.

MERCADO DO LIVRO / MERCADO GEEK / TENDA DO MODELISMO / TASQUINHAS



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...