Está de regresso o quarteto de heróis mais improvável da banda desenhada portuguesa. Agora a aventura é extraordinária e o motivo não é para menos, trata-se simplesmente de evitar apenas e só o… Apocalipse tal como está vem descrito na bíblia!
Neste segundo livro de «Dog Mendonça e PizzaBoy», que conta com o prefácio de George Romero, tudo começa quando um padre do Vaticano descobre que o mítico terceiro segredo de Fátima, ao contrário do que foi publicamente anunciado, revela afinal a data do fim do mundo e que esse dia já chegou. Uma bíblica praga de gafanhotos, um céu vermelho e o surgimento da besta de sete cabeças e dez chifres no Marques de Pombal, em Lisboa, são sinais mais que preocupantes, para cinco anos depois da última aventura, Dog Mendonça se reunir de novo a Eurico, o Pizzaboy, agora a trabalhar num call-center, e juntamente com Pazuul e Edgar Agostinho (sim, a gárgula tem nome), e salvar mais uma vez o mundo e a chave para isso está nas páginas de uma bíblia… infantil!!!
Está dado o mote para uma, mais que delirante e marcadamente mais acelerada, aventura onde Filipe Melo invoca desta vez o Livro das Revelações, segundo o próprio para poupar nos “direitos de autor”, para uma narrativa tipo filme-catástrofe, com a acção (leia-se destruição) a desenrolar-se entre Lisboa e o Santuário de Fátima, onde tem lugar o bíblico confronto final.
Assim à vinda de Abaddon, o anti-cristo, que longe de uma figura de demónio com asas de morcego e cauda de escorpião se apresenta sob a forma de pequeno anjo de olhar azul e que se faz devidamente acompanhar pelos 4 cavaleiros do Apocalipse, junta-lhe uma nova aparição da Nossa Senhora de Fátima que revela um novo segredo com dois mil anos, uma horda de zombies (ou Romero não assinasse o prefácio) ou porque já não há mais espaço para os mortos no inferno e ainda uma chuva de meteoritos porque não há fim do mundo sem eles.
Soma-se-lhe diálogos bem-humorados com múltiplas referências cinematográficas e à cultura popular portuguesa que fornecem um excelente suporte ao desenho e planificação de Juan Cavia, cujo traço aprendi a apreciar, e que mostra agora uma grande dinâmica, que juntamente com a colorização de Santiago Villa num trabalho com uma palete de cores mais leves conseguem compor um excelente grafismo da história (só uma pequena chamada de atenção, para o trabalho de impressão em algumas páginas, onde o desenho e as cores não saem com a perfeição desejada, como por exemplo na página 13).
Em suma, o resultado final de «As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e PizzaBoy II», ainda que peque por não proporcionar ao leitor a visão da apocalíptica batalha final, é a renovação da lufada de ar fresco trazida com o primeiro álbum, que nos revela um Dog Mendonça em grande forma, deliciosamente sarcástico e nada dogmático, numa extraordinária aventura que cativa literalmente o leitor da primeira à última página. Acreditem que lê num fôlego.
Aguarda-se agora pela reconstrução da cidade de Lisboa para o terceiro livro!
Aguarda-se agora pela reconstrução da cidade de Lisboa para o terceiro livro!
As Extraordinárias Aventuras de Dog Mendonça e PizzaBoy - Apocalipse
Autores Filipe Melo (argumento) e Juan Cavia (desenho)
Editora Tinta da China, 1ª edição de Outubro de 2011
Nota de Leitura:
MUITO BOM (4 em 5)
Relacionado:
As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy
Altamente recomendável a quem tiver oportunidade, até porque o Filipe Melo é uma excelente pessoa e um óptimo comunicador, e os argentinos Cavia e Villa são grandes desenhadores, e porque as sessões são sempre animadas, é o mini-tour de promoção deste novo álbum. Apontem lá as datas e apareçam nas sessões de autógrafos:
- Dia 1 de Novembro 16.00 LANÇAMENTO OFICIAL FESTIVAL BD AMADORA 2011 Fórum Luís de Camões 17.00-19.00 AUTOGRAFOS - BD AMADORA - Filipe Melo, Juan Cavia, Santiago Villa 20.00 LANÇAMENTO TERTÚLIA DE BD DE LISBOA - Parque Mayer 23.00 LANÇAMENTO SHORTCUTZ - Bicaense, Lisboa
- Dia 2 Novembro 22.00 LANÇAMENTO SHORTCUTZ PORTO - Hardclub
- Dia 3 Novembro 18.30 LANÇAMENTO FNAC CHIADO - Lisboa
- Dia 4 Novembro 18.00 FNAC STA CATARINA - PORTO 19.30 MUNDO FANTASMA
- Dia 5 Novembro 15.00 BERTRAND CALDAS DA RAÍNHA
- Dia 6 Novembro 15.00 SESSÃO DE AUTÓGRAFOS - DOG VOL. 2 e DOG DARKHORSE - FESTIVAL DA AMADORA 16.00 LANÇAMENTO "DOG NA DARKHORSE" FESTIVAL DE BD AMADORA 17.00-19.00 SESSÃO DE AUTÓGRAFOS - FESTIVAL BD AMADORA
- Dia 9 Novembro 18.30 DR. KARTOON COIMBRA 21.30 FNAC Coimbra
- Dia 10 Novembro 10.00 GUIMARÃES - Aula aberta de BD com João Lameiras
Esta é de facto uma grande surporesa e uma obra que não se lê de um só fôlego, porque ficamos maravilhados com a arte do desenhador e do colorista. Mas é de facto uma combinação que funciona. E se o primeiro volume já tinha sido uma boa surpresa, este confirma uma equipa fantástica. Adorei! Grande abraço.
ResponderEliminarGanhei este volume no passatempo da semana passada da Time Out Lisboa. :p
ResponderEliminarMuito bom.
Z se gostaste deste deves ler o primeiro porque na minha opinião é ligeiramente melhor. Abraço
ResponderEliminarConcordo. Tenho de arranjar o 1º. Pena não estar à venda no Fórum Fantástico de Telheiras (termina hoje, domingo).
ResponderEliminar