Barra Acesso Rápido

16 julho, 2013

Vencedores do XI Troféus Central Comics

Foram conhecidos no passado Domingo os vencedores dos XI Troféus Central Comics (TCC). Resultado do voto directo de leitores, a editora Polvo e o autor Rui Lacas, publicado por esta editora, destacam-se como os grandes vencedores. Não só porque venceram as categorias onde estavam nomeados, mas porque derrotaram adversários de peso, e recordo que concorriam em categorias conde constavam o Diário Rasgado e sobretudo O Baile, vencedor dos PPBD. Gostei dos resultados. Porque a Polvo é uma pequena editora que por vezes edita material muito interessante e merece (também) a luz dos holofotes; porque o Rui Lacas da Polvo é muitíssimo melhor que o Rui Lacas da ASA. Sobre o Wolverine da Levoir, repito o que já aqui tinha escrito: uma das melhores edições de 2012. Todo o livro é muito bom. Uma palavra também para a Zona Desenha que faz um pleno. Vencedora do PPBD é igualmente vencedora nos TCC. A sua vitória é a infelizmente a derrota do Efeméride #5 – Corto Maltese no Século XXI (Geraldes Lino)  para mim de longe a melhor publicação na sua categoria. Não foi considerada nos PPBD e fica aqui em 3º lugar com 15% dos votos. Sinto-me em contra-ciclo. Não conheço o Amor de Pepedelrey e sobre os Pequenos Prazeres diria que Há Piores. Sobre o Jorge digo que é um senhor da BD e está tudo dito. Ficam os parabéns aos vencedores!



MELHOR PUBLICAÇÃO NACIONAL (TCCN): Hän Solo (Polvo)
MELHOR ARGUMENTO (TCCARG): Rui Lacas (Hän Solo)
MELHOR ARTE (TCCART): Rui Lacas (Hän Solo)



MELHOR PUBLICAÇÃO ESTRANGEIRA (TCCE): Três Sombras (Polvo)



MELHOR PUBLICAÇÃO CLÁSSICA (TCCC): Wolverine - Arma X (Levoir)



MELHOR PUBLICAÇÃO HUMOR (TCCH): Pequenos Prazeres (Contraponto)



MELHOR PUBLICAÇÃO INDEPENDENTE (TCCI): Zona Desenha (Associação Tentáculo)



MELHOR PUBLICAÇÃO TÉCNICA (TCCT): Amor (El Pepe Livros)



MELHOR OBRA CURTA (TCCO): O Desenho e Eu, de Jorge Coelho (Zona Desenha)

4 comentários:

  1. Concordo contigo em quase tudo. O Efemérides foi uma pena, porque também era o meu favorito, mas a votação é soberana e o vencedor acaba por ser um bom vencedor. O Lacas da Polvo é de facto melhor do que o Lacas da ASA, mas este livro da Polvo e do Lacas achei banal, talvez as tendências hipsters tenham levado a melhor; para mim, de longe merecer ganhar nas três categorias; O Diário Rasgado foi para mim o vencedor. Pequenos Prazeres deu-me o prazer de dar gargalhadas enquanto o lia, o que é tão raro para mim (o vol.2 ainda foi melhor).
    Três Sombras é uma história triste mas bela, então para quem é pai de uma criança da mesma idade, é obra de se aguentar com um constante nó na garganta. A Polvo merece, o Cyril também, o livro ainda mais.
    Wolverine, Arma X...ok, pode ser, hehe.

    ResponderEliminar
  2. Pequenos Prazeres foi uma das melhores publiçaçoes do ano Passado.
    Quanto a Wolverine Arma x deve ser por causa do filme do hype apesar de achar Demolidor bem melhor,não que não sejam classicas ambas as historias.Curiosamente só os Pequenos prazeres levou o meu voto entre os vencedores.

    ResponderEliminar
  3. Viva Pedro, esta pluralidade de gostos fica bem à banda desenhada portuguesa, até porque não acho que houvesse um álbum que fosse o marcadamente o melhor em todas as categorias, sejam elas do TCC ou dos PPBD. Por exemplo não acho que Hän Solo tivesse um grande argumento, mas gostei bastante do desenho e das cores. O Diário Rasgado, gosto do desenho e das forma de como o Marco conta histórias, mas não é um álbum fácil de gostar. Peca talvez por isso. O Três Sombras ainda podia ter um ombro-a-ombro com os Comprimidos Azuis, mas prefiro o primeiro. Vem em Outubro os Prémios do Amadora BD para desempatar, ou talvez não. Abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá Optimus, eu acertei em quatro dos vencedores e os Pequenos Prazeres não foi um deles. Abraço

    ResponderEliminar