Barra Acesso Rápido

22 setembro, 2014

Lançamento Verbo: Toda a Mafalda - Edição Comemorativa dos 50 Anos


Há uns dias atrás tinha aqui falado da Mafalda, que comemora este mês 50 anos passados desde da publicação da primeira tira em jornal. Em Portugal, em jeito de celebração da efeméride preparava-se uma nova edição em português.

Hoje recebi a confirmação por parte da Editorial Verbo, do lançamento da obra Toda a Mafalda, uma edição comemorativa dos 50 anos desta personagem, que se apresenta numa nova edição cartonada, com uma capa inédita, e reúne todas tiras publicadas em jornal.

Conta ainda com artigos de opinião e diversa informação que, guiando o leitor, o ajudam a contextualizar a personagem e os gags nos acontecimentos históricos que a Argentina e o Mundo vivenciaram entre 1964 e 1973.

Quem não conhece a Mafalda, a menina reguila que questiona os absurdos da vida e põe a nu os horrores da humanidade?

Mafalda é uma (eterna) criança de 6 anos, e é através do seu olhar que Quino nos faz chegar a sua reflexão sobre o mundo e o estranho animal que o habita: o Homem.

Nos postos de venda habituais a partir de 23 de Outubro!


Mafalda : uma breve biografia

Estávamos a 29 de Setembro de 1964 quando, no semanário Primera Plana, na Argentina, surgiu pela primeira vez uma desconhecida personagem de nome Mafalda, assinada pelo cartoonista argentino Quino. Desde a sua primeira publicação, e até 9 de Março de 1965, apareceram neste jornal duas tiras semanais de Mafalda, as quais tiveram um extraordinário impacto junto dos leitores: ao fim de poucas semanas a esmagadora maioria torna-se verdadeiramente aficionada. Nesta primeira fase de vida da tira só Mafalda e os seus pais se encontram presentes, até que, a 19 de Janeiro de 1965, Filipe faz a sua primeira aparição.

Em Março de 1965, Mafalda “muda-se” do Primera Plana para o El Mundo de Buenos Aires, onde começou a surgir diariamente. As personagens Manelito e Susanita foram publicadas pela primeira vez neste jornal. Em Dezembro de 1967, altura em que a mãe de Mafalda estava grávida, o jornal El Mundo encerra portas, pelo que Gui, o irmão de Mafalda, nunca virá a surgir neste meio.

A publicação de Mafalda recomeçou então seis meses mais tarde, em Junho de 1968, no Siete Días Illustrados, onde permaneceu até Junho de 1973, ano em que Quino decidiu pôr fim à publicação das tiras da sua mais célebre personagem. A partir dessa data Quino desenhou Mafalda muito poucas vezes, e fê-lo sobretudo para promover campanhas sobre os Direitos Humanos.

Os anos 70 marcam a internacionalização da personagem com publicações por toda a Europa e no resto do Mundo. Portugal não fugiu à regra e em Maio de 1970 a então Publicações Don Quixote edita, ainda em pequeno formato, o primeiro álbum de Mafalda. Actualmente os livros de Mafalda são editados em 50 países, num total de 20 línguas.

© Joaquín S. Lavado (Quino)/Caminito S.a.s. - Literary Agency - tira gentilmente cedida pela Editorial Verbo

© Joaquín S. Lavado (Quino)/Caminito S.a.s. - Literary Agency - tira gentilmente cedida pela Editorial Verbo

© Joaquín S. Lavado (Quino)/Caminito S.a.s. - Literary Agency - tira gentilmente cedida pela Editorial Verbo

Sem comentários:

Enviar um comentário