Recebi hoje a notícia do falecimento de Jorge Magalhães. Era uma das grandes referências da Banda Desenhada nacional. Nunca tive oportunidade de o conhecer pessoalmente, não obstante o grande número de vezes que nos cruzamos em eventos bedéfilos, o último dos quais foi recentemente aquando da comemoração dos 70 anos do Tex no CPBD. Pela sua intervenção percebi que partilhávamos o gosto comum pela temática do western na BD.
Para quem, como eu, cresceu a ler revistas como o Mundo de Aventuras, O Mosquito, Selecções BD, ou as colecções da Editorial Futura, o Jorge Magalhães era o homem por detrás das histórias. Foi pelo seu trabalho como editor, coordenador, tradutor e argumentista, que lhe devo o meu gosto actual pela banda desenhada. Falhei no agradecimento enquanto vivo. Deixo-lhe agora o meu grande obrigado.
Ficam os meus mais sentidos pêsames à sua família pela sua perda.
Mais uma grande nome da BD que nos deixa, este ano está mau para a BD :-(
ResponderEliminarObrigado Nuno pelas suas palavras neste momento.
ResponderEliminarCumprimentos.
Grande desgosto tive ao saber do passamento do Jorge. Há muito que nada sabia dele. Conheci-o há bastantes anos na APR no seu gabinete. Chamou-me lá para me comunicar a publicação no MA de uma BD de minha autoria. Foi um dos mais felizes dias que tive. Passei a conversar com ele no comboio C.Sodré - Cascais. Um dia almocei com ele no mercado do peixe juntamente com um grande coleccionador de BD (não recordo o nome) e um amigo que se iniciava nas lides.
ResponderEliminarQue descanse em paz. É mais um vulto da BD e não só que desaparece.
Condolências à família.