Barra Acesso Rápido

12 julho, 2019

Lançamento GRADIVA: A Conspiração

Vi recentemente no escaparate de uma livraria uma nova edição de «A Conspiração» de Will Eisner, numa reedição da GRADIVA.

Will Eisner, o grande mestre da banda desenhada americana, concluiu A Conspiração no seu último mês de vida, considerando-a a obra mais poderosa de toda a sua carreira. Profundamente perturbado pelo facto de os Protocolos dos Sábios de Sião - um alegado plano de domínio mundial escrito por líderes judeus - continuarem a ser publicados e distribuídos em todo o mundo, Eisner esperava que o seu relato gráfico desta injuriosa fraude pudesse alcançar uma audiência muito mais alargada do que a de qualquer obra académica sobre o assunto.

A Conspiração - A História Secreta dos Protocolos dos Sábios de Sião
Nesta história extraordinária, Eisner leva o leitor numa viagem que tem início na Paris de finais do século XIX, onde um agente da polícia secreta russa plagia uma velha obra filosófica francesa, fabricando um documento com o qual se pretendia provar a existência de uma conspiração judaica contra a civilização cristã. Concebido como um esquema anti-semita para desviar as atenções do regime repressivo do czar, o texto dos Protocolos foi inicialmente publicado na Rússia em 1905. E o sucesso da falsificação superou em larga medida as ambições propagandísticas dos seus criadores. Mais tarde, enquanto a Guerra Mundial engolia a Rússia e a maior parte do mundo ocidental numa conflagração mortífera, a mentira tornou-se uma verdade internacionalmente aceite. Nem mesmo o venerável Times londrino, que em 1921 expôs os Protocolos como uma grosseira fraude, conseguiu pôr cobro às publicações do panfleto, que em breve se sucediam em dezenas de países.

Ficha técnica:
A Conspiração: A História Secreta dos Protocolos dos Sábios de Sião
De Will Eisner
Capa mole, 17,6x25,2 cm, 252 pags.
ISBN 9789896160661
PVP: € 14,64
Editora GRADIVA


1 comentário:

  1. Ter mais uma obra do Will Eisner é sempre bem vinda :-) Depois de 3 anos de ausência (acho eu!), é sempre bom ver por cá mais um clássico da BD. Venham daí mais clássicos da BD, pela Gradiva ou outra editora. :-)

    ResponderEliminar