Depois da seu lançamento mundial na passada Quinta-feira, tem hoje a sua distribuição nacional pelas bancas, o livro «O Neto do Homem mais Sábio» de Tomás Guerreiro, o terceiro volume da colecção «Novelas Gráficas VI».
Trata-se de um retrato gráfico sobre a vida e obra do escritor português José Saramago. O autor trata cada página como se fosse uma unidade narrativa singular, onde a composição é a protagonista, tão próxima da ilustração como da pintura. Desde esse belo e cru realismo no corpo do romance, até ao toque de abstracção com a ponta dos dedos sempre que a trama quer esticar os braços para lhe tocar.
“O homem mais sábio que conheci em toda a minha vida não sabia ler nem escrever”. Assim iniciava José Saramago o seu discurso à Academia Sueca, por ocasião do Prémio Nobel da Literatura, que lhe foi atribuído em 1998, referindo-se ao seu avô, Jerónimo Melrinho. E é precisamente Jerónimo Melrinho quem, em conversa com Ricardo Reis, o heterónimo do poeta Fernando Pessoa que Saramago tornou seu, guia o leitor pela vida e a obra de Saramago, desde a infância na Azinhaga do Ribatejo até aos seus últimos dias na ilha de Lanzarote. Uma viagem tão bem documentada como fascinante, que é também uma bela homenagem à literatura portuguesa, através de dois dos seus maiores nomes: Pessoa e Saramago.
Resta acrescentar que o autor Tomás Guerreiro estará presente hoje na Feira do Livro de Lisboa, a partir 19h para uma sessão de autógrafos.
Ficha técnica:
O NETO DO HOMEM MAIS SÁBIO
Colecção Novela Gráfica (6ª série) - Volume 3 (de 14)
De Tomás Guerreiro
Capa dura, formato 195x280mm, p/b, 152 pags.
PVP: € 10,90
Editora LEVOIR
Disseram-me na banca que este livro foi devolvido por ter defeito. Alguém sabe de alguma coisa?
ResponderEliminarViva Ricardo. Todos os livros foram recolhidos do mercado porque esta edição tinha erros e imprecisões. A editora vai distribuir um novo livro enriquecida com um caderno de esboços. Aos leitores que adquiriam a primeira edição vai ser proporcionada a troca dos exemplares adquiridos nos pontos de venda a partir de dia 26 de Setembro.
ResponderEliminarPara o processo de troca, os leitores deverão fazer-se acompanhar da edição anterior e entregá-la, recebendo a nova edição.
E Os erros do volume a seguir??
ResponderEliminarQuais são os erros Optimus?
ResponderEliminar" É que, Rever Paris, tem tal como O Neto do Homem mais Sábio, inúmeros erros ortográficos e de pontuação, bem como verbos mal conjugados ou palavras repetidas. Sendo assim, a pergunta coloca-se: “Então e agora, Levoir?” Irá a Levoir fazer uma nova impressão de Rever Paris, como fez para a biografia de José Saramago? Ou ficamos com uma dualidade de critérios que em nada fica bem à editora portuguesa? "
ResponderEliminarhttps://vinheta2020.blogspot.com/2020/09/analise-rever-paris.html